window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Redação Brasil 247', 'page_url': '/mundo/trump-adia-proibicao-do-tiktok-por-75-dias-nos-eua' });
TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Trump adia proibição do TikTok por 75 dias nos EUA

      Novo presidente dos Estados Unidos busca solução para aplicativo chinês

      Donald Trump, TikTok e Xi Jinping (Foto: Reuters)
      Redação Brasil 247 avatar
      Conteúdo postado por:

      247 – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta segunda-feira (20) uma ordem executiva adiando em 75 dias a aplicação da lei que exige a remoção do aplicativo de vídeos curtos TikTok do país. 

      O TikTok foi brevemente tirado do ar para os usuários nos EUA no último sábado (18), poucas horas antes de entrar em vigor uma lei que exigia que fosse vendido por sua proprietária chinesa, ByteDance. O o ao TikTok foi restaurado no domingo (19) e a empresa agradeceu a Trump por fornecer garantias ao aplicativo e seus parceiros comerciais de que não enfrentariam multas pesadas.

      A ordem de Trump, assinada horas após sua posse nesta segunda, instrui o procurador-geral a não aplicar a lei "para permitir que minha istração determine o curso de ação apropriado em relação ao TikTok".

      A ordem também orienta o Departamento de Justiça a emitir cartas para empresas como Apple, Google, da Alphabet, e Oracle, que fornecem serviços ao TikTok, afirmando que "não houve violação da lei e que não há responsabilidade por qualquer conduta ocorrida durante o período especificado acima".

      As autoridades citaram motivos de segurança nacional ao proibir o TikTok, alegando que, sob o controle da ByteDance, os dados dos cidadãos dos EUA poderiam ser usados de forma inadequada. O TikTok negou as acusações e argumentou que a proibição fere o direito à liberdade de expressão.

      Trump declarou sua intenção de impor tarifas à China, mas também indicou que espera ter mais contato direto com o líder chinês, Xi Jinping. Trump e Xi conversaram por telefone sobre a situação do TikTok na última sexta-feira (17). (Com agências).

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados