Tropas de Israel participam pela primeira vez em manobras militares da Otan
Israel desloca paraquedistas e blindados para manobras militares da Aliança Atlântica em países bálticos, nas proximidades das fronteiras ocidentais da Rússia
247, com HispanTV - Segundo informou o jornal israelense Haaretz, o regime de Israel começou neste domingo (3) a participar nas manobras Saber Strike da Aliança Atlântica que têm lugar na Polônia e três países bálticos nas proximidades das fronteiras ocidentais da Rússia.
As manobras Saber Strike, lideradas pelos Estados Unidos, se realizam anualmente durante o mês de junho na Polônia, Estônia, Letônia e Lituânia e nelas participam cerca de 18 mil soldados de vários países integrantes da Otan. Neste ano, soldados israelenses se somaram a eles.
Fontes militares consultadas pelo Haaretz asseguram que Tel Aviv enviou aos mencionados quatro países dezenas de paraquedistas, enquanto planeja enviar unidades blindadas nos próximos dias (as manobras prosseguem até o dia 15 de junho).
Paralelamente a esses exercícios militares - considerados pela Rússia como uma medida hostil - a Lituânia tamém iniciou suas manobras militares, as maiores em nível nacional, o exercício denominado Thunder Storm, em que participam cerca de nove mil soldados que simularão combates contra um "inimigo invasor".
A Otan, que a cada ano aumenta a quantidade de tropas que participam em manobras militares nas proximidades da Rússia, afirma que as manobras militares perto da Rússia não têm como alvo o país euroasiático, versão que as autoridades russas rechaçam. .
As relações entre Moscou e o Ocidente pioraram com o começo da crise da Ucrânia e a posterior anexação da Crimeia à Rússia. A partir deste último fato, os Estados Unidos e a União Europeia aprovaram vários pacotes de sanções contra Moscou, que respondeu impondo medidas similares. Em grande medida, Israel seguiu os os de seus aliados ocidentais quanto à Rússia, embora com um tom mais suave.
Enquanto se espera uma solução pacífica para a crise ucraniana, a Otan desloca seus efetivos militares aos países europeus limítrofes com as fronteiras ocidentais da Rússia, como a Polônia, uma presença que Moscou considera uma provocação.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: