window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Leonardo Sobreira', 'page_url': '/mundo/tesla-montadora-de-elon-musk-alerta-sobre-possiveis-tarifas-retaliatorias' });
TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Tesla, montadora de Elon Musk, alerta sobre possíveis tarifas retaliatórias

      Presidente dos EUA, Trump está considerando a imposição de tarifas significativas sobre veículos e peças fabricados no exterior já no início de abril

      O presidente dos EUA, Donald Trump, fala com a mídia ao lado do CEO da Tesla, Elon Musk, com um carro da Tesla ao fundo, na Casa Branca em Washington, D.C., EUA, 11 de março de 2025 (Foto: REUTERS/Kevin Lamarque)
      Leonardo Sobreira avatar
      Conteúdo postado por:

      (Reuters) – A montadora americana Tesla alertou que ela e outros grandes exportadores dos Estados Unidos podem ser alvo de tarifas retaliatórias em resposta à política comercial agressiva do presidente Donald Trump.

      Elon Musk, CEO da Tesla e aliado próximo de Trump, tem liderado esforços da Casa Branca para reduzir o tamanho do governo federal, à frente do chamado Departamento de Eficiência Governamental.

      A carta enviada pela Tesla reflete preocupações compartilhadas por diversas empresas americanas em relação às tarifas impostas por Trump e se destaca por vir diretamente da montadora. O documento, que não possui , mas foi emitido em papel timbrado da empresa, enfatiza a necessidade de garantir que as medidas comerciais da istração Trump "não prejudiquem inadvertidamente as empresas dos EUA".

      A Tesla expressou preocupação com retaliações semelhantes às que enfrentou em disputas comerciais anteriores, quando tarifas impostas pelos Estados Unidos resultaram em aumentos imediatos nas tarifas de importação de veículos elétricos em países afetados.

      "As empresas exportadoras dos EUA estão expostas a impactos desproporcionais quando outros países respondem às ações comerciais americanas", afirmou a Tesla na carta enviada ao Escritório do Representante de Comércio dos EUA (USTR). "Por exemplo, ações comerciais anteriores dos Estados Unidos resultaram em reações imediatas dos países afetados, incluindo aumento das tarifas sobre veículos elétricos importados para essas nações."

      Trump está considerando a imposição de tarifas significativas sobre veículos e peças fabricados no exterior já no início de abril.

      A Tesla alertou que, mesmo com esforços agressivos de localização da cadeia de suprimentos, "certas peças e componentes são difíceis ou impossíveis de serem produzidos nos Estados Unidos". O alerta da montadora ocorre após a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) anunciar que pretende reverter as regras de emissões da istração Biden.

      A empresa também destacou que as fabricantes "se beneficiariam de uma abordagem gradual, permitindo que se preparem adequadamente e garantam medidas apropriadas para a cadeia de suprimentos e conformidade regulatória".

      A Tesla não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

      "Como fabricante e exportadora americana, a Tesla incentiva o USTR a considerar os impactos indiretos de certas ações propostas para lidar com práticas comerciais desleais", afirmou a empresa na carta datada de terça-feira.

      O grupo comercial Autos Drive America, que representa grandes montadoras estrangeiras como Toyota, Volkswagen, BMW, Honda e Hyundai, alertou separadamente o USTR que a imposição de "tarifas abrangentes prejudicará a produção nas fábricas de montagem dos EUA".

      O grupo ressaltou que "as montadoras não podem mudar suas cadeias de suprimentos da noite para o dia, e o aumento dos custos inevitavelmente levará a uma combinação de preços mais altos para os consumidores, menor oferta de modelos e paralisação de linhas de produção nos EUA, resultando em possíveis perdas de empregos em toda a cadeia de suprimentos".

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados