Starship da SpaceX de Elon Musk explode em teste de voo, criando problemas para o tráfego aéreo
Explosão após lançamento do Texas, força companhias aéreas a alterar curso
Reuters - Um foguete Starship da SpaceX se partiu no espaço minutos após ser lançado do Texas na quinta-feira (16), forçando voos de companhias aéreas sobre o Golfo do México a alterar o curso para evitar a queda de destroços e atrasando o programa de foguetes de Elon Musk.
O controle da missão SpaceX perdeu contato com a recém-atualizada Starship, que transportava sua primeira carga útil de teste de satélites simulados, mas sem tripulação, oito minutos após a decolagem de suas instalações de foguetes no sul do Texas.
Um vídeo gravado pela Reuters mostrou bolas de luz alaranjadas cruzando o céu sobre a capital haitiana, Porto Príncipe, deixando rastros de fumaça para trás.
"Perdemos todas as comunicações com a nave — isso basicamente nos diz que tivemos uma anomalia no estágio superior", disse o gerente de comunicações da SpaceX, Dan Huot, confirmando minutos depois que a nave estava perdida.
A última vez que um estágio superior da Starship falhou foi em março do ano ado , quando ela estava reentrando na atmosfera da Terra sobre o Oceano Índico, mas raramente um acidente da SpaceX causou interrupções generalizadas no tráfego aéreo.
Dezenas de voos comerciais foram desviados para outros aeroportos ou alteraram o curso para evitar possíveis detritos, de acordo com o site de rastreamento de voos FlightRadar24. Partidas de aeroportos em Miami e Fort Lauderdale, Flórida, também foram atrasadas em cerca de 45 minutos, acrescentou.
A istração Federal de Aviação, que regulamenta as atividades de lançamento privado, disse que reduziu brevemente a velocidade e desviou os aviões ao redor da área onde os detritos espaciais estavam caindo, mas que as operações normais já foram retomadas.
A FAA fecha regularmente o espaço aéreo para lançamentos e reentradas espaciais, mas pode criar uma "área de resposta a detritos" para impedir a entrada de aeronaves caso o veículo espacial apresente uma anomalia fora da zona originalmente fechada.
O CEO da SpaceX, Musk, postou um vídeo no X mostrando o campo de destroços e disse: "O sucesso é incerto, mas o entretenimento é garantido!"
A falha ocorreu um dia após a Blue Origin, do bilionário Amazon Jeff Bezos, lançar com sucesso seu foguete gigante New Glenn em órbita pela primeira vez.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: