Saiba quem é Robert Francis Prevost, eleito novo papa com o nome de Leão XIV
O cardeal tornou-se o primeiro papa norte-americano da história da Igreja. É também o primeiro pontífice proveniente de um país de maioria protestante
247 - Escolhido por pelo menos 89 dos 133 cardeais para ser o novo papa e liderar a Igreja Católica, o cardeal Robert Francis Prevost nasceu em Chicago, nos Estados Unidos, tem 69 anos e tornou-se o primeiro papa norte-americano da história da Igreja. É também o primeiro pontífice proveniente de um país de maioria protestante.
Mesmo tendo nascido nos EUA, grande parte da trajetória religiosa de Francis Prevost ocorreu na América Latina. Foi no Peru que ele se destacou e chegou aos cargos mais altos da Cúria Romana, espécie de órgão istrativo que auxilia o papa.
Antes de ser eleito como novo líder da Igreja Católica, Prevost ocupava duas funções importantes no Vaticano: prefeito do Dicastério para os Bispos, órgão que nomeia os bispos, e presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina.
O papa norte-americano iniciou a vida religiosa aos 22 anos. É formado em teologia na União Teológica Católica de Chicago e, aos 27, foi enviado a Roma para estudar direito canônico na Universidade de São Tomás de Aquino.
O religioso foi ordenado padre em 1982 e, dois anos depois, começou a atuação missionária no Peru — primeiro em Piura, depois em Trujillo, onde permaneceu por dez anos, inclusive durante o governo autoritário de Alberto Fujimori. Prevost chegou a cobrar desculpas públicas pelas injustiças cometidas no período.
Em 2014, foi nomeado da Diocese de Chiclayo, no Peru. Após esse período, o cardeal enfrentou sérias acusações. Ele foi denunciado por encobrir abusos sexuais cometidos por padres tanto em Chicago quanto no Peru.
No ano ado, Prevost e seu sucessor em Chicago, Blaise Cupich (também progressista), foram acusados de não terem implementado soluções adequadas nos anos 80 e 90 contra dois agostinianos que posteriormente foram condenados por abuso sexual.
No Peru, Prevost foi acusado de ter encoberto um caso em que três religiosas relataram ter sido vítimas de abuso sexual por dois padres.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: