window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Bianca Penteado', 'page_url': '/mundo/russia-declara-vitoria-em-expulsar-forcas-ucranianas-em-kursk-kiev-comeca-retirada' });
TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Rússia declara vitória em expulsar forças ucranianas em Kursk; Kiev começa retirada

      Chefe do Estado-Maior russo afirmou que as forças da Ucrânia na região foram isoladas e estão sendo sistematicamente destruídas pelo Exército do país

      Militares ucranianos viajam em um veículo blindado de transporte de pessoal, em meio ao ataque da Rússia à Ucrânia, perto da fronteira russa na região de Sumy, Ucrânia, 11 de agosto de 2024 (Foto: REUTERS/Viacheslav Ratynskyi)
      Bianca Penteado avatar
      Conteúdo postado por:

      247 – O chefe do Estado-Maior da Rússia, Valery Gerasimov, afirmou nesta quarta-feira (12) que as forças da Ucrânia na região russa de Kursk foram isoladas e estão sendo sistematicamente destruídas pelo Exército do país. A declaração foi feita durante a visita do presidente Vladimir Putin a um centro de comando militar na região.

      Segundo Gerasimov, o Exército da Rússia retomou mais de 1.100 km² de território em Kursk, o que corresponde a mais de 86% da área que estava sob controle ucraniano. Apenas nos últimos cinco dias, as tropas russas teriam reconquistado 24 assentamentos e 259 km² de território.

      "Esses planos [de criar uma base na região de Kursk e impedir o avanço das Forças Armadas russas em outras direções] do inimigo fracassaram completamente", afirmou Gerasimov. Ele contou que as forças russas cruzaram a fronteira em várias áreas de Kursk e avançaram até a região ucraniana de Sumy.

      Ainda nesta quarta-feira, Putin chegou a sugerir a criação de uma "zona de segurança" ao longo da fronteira russa.

      O que diz a Ucrânia 

      O comandante do Exército ucraniano, Oleksandr Syrskyi, já sinalizou que tropas do país estão se retirando da região, onde Moscou afirma ter avançado.

      “Nas situações mais difíceis, minha prioridade foi e continua sendo salvar as vidas dos soldados ucranianos. Com esse objetivo, as unidades das forças de defesa, se necessário, estão manobrando para posições mais favoráveis”, disse Syrskyi em uma publicação no Facebook. (Com informações de agência Sputnik).

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados