'Riviera do Oriente Médio': Trump quer transformar Gaza em “zona de liberdade”
No início de fevereiro, Trump já havia proposto que os EUA assumissem o controle da Faixa de Gaza após a expulsão dos palestinos da região
247 - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que deseja transformar a Faixa de Gaza em uma "zona de liberdade". Segundo Trump, o grupo Hamas, que controla a região, "precisa ser enfrentado". "Tenho ideias para Gaza que considero muito boas: transformá-la em uma zona de liberdade, deixar os Estados Unidos se envolverem e simplesmente torná-la uma zona de liberdade", afirmou o presidente dos EUA durante sua viagem ao Oriente Médio, de acordo com o Metrópoles.
Esta não é a primeira vez que Trump se pronuncia sobre a possibilidade de alterar o status de Gaza. No início de fevereiro, Trump propôs que os EUA assumissem o controle da Faixa de Gaza no processo de reconstrução após a guerra entre Hamas e Israel. na ocasião, ele disse que os EUA assumiriam o controle de Gaza devastada pela guerra e criariam uma "Riviera do Oriente Médio" após reassentar os palestinos em outros lugares, quebrando décadas de política dos EUA sobre o conflito israelense-palestino. A ideia foi duramente criticada pela comunidade internacional. .
Trump, acompanhado por influentes líderes empresariais, incluindo seu conselheiro Elon Musk, iniciou a jornada pelo Oriente Médio em Riad, ou pelo Catar e agora segue para os Emirados Árabes Unidos. Além disso, Trump afirmou que firmou um acordo bilionário com o Catar, envolvendo a Boeing e a Qatar Airways, como parte de sua agenda econômica na região.
Enquanto isso, a situação em Gaza continua a se agravar. Ataques aéreos israelenses durante a madrugada desta quinta-feira (15) no sul da Faixa de Gaza resultaram na morte de mais de 80 pessoas, a maioria mulheres e crianças, na cidade de Khan Younis. O Ministério da Saúde palestino relatou que o Hospital Europeu de Gaza, um dos principais centros médicos da região, está fora de operação devido aos ataques.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: