Primeiro encontro entre Lula e Trump pode ocorrer na cúpula do G7 no Canadá
Presidentes do Brasil e dos EUA podem se encontrar em Kananaskis entre 15 e 17 de junho, marcando primeiro encontro dos líderes
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou presença na 51ª cúpula do G7, que será realizada de 15 a 17 de junho de 2025, em Kananaskis, Alberta, Canadá. A informação foi divulgada pela porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, durante coletiva de imprensa na quinta-feira (22).
A participação de Trump no evento abre a possibilidade de seu primeiro encontro com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, desde que o norte-americano reassumiu o cargo em janeiro deste ano. Lula foi convidado para a cúpula, mas ainda não confirmou oficialmente a participação. Nesta sexta-feira (23), o Ministério das Relações Exterioes divulgou nota sobre credenciamento de imprensa para cobertura do evento.
O Brasil participou das duas últimas edições do G7, no Japão (2023) e na Itália (2024), sempre com Lula como convidado. Caso se confirme, o encontro entre os dois líderes deve ocorrer durante os eventos; oficiais da cúpula, sem previsão de reunião bilateral específica até o momento.
A cúpula de 2025 será a primeira para Trump desde a 45ª edição do G7, em 2019. Além de Lula, outros líderes convidados incluem o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que já participou de reuniões anteriores do G7.
O evento reunirá os líderes de sete das maiores economias do mundo: Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido, além da União Europeia. A cúpula de 2025 será a primeira para o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, e para o primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: