window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Leonardo Sobreira', 'page_url': '/mundo/presidente-pro-ue-da-georgia-desafia-posse-de-sucessor-e-se-recusa-a-desocupar-palacio' });
TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Presidente pró-UE da Geórgia desafia posse de sucessor e se recusa a desocupar palácio

      Zourabichvili, que deve desocupar o Palácio Presidencial, se recusa até o momento a deixar a residência oficial, alegando que as eleições foram fraudadas

      Salome Zourabichvili (Foto: REUTERS/Yves Herman)
      Leonardo Sobreira avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - A presidente cessante da Geórgia, Salome Zourabichvili, anunciou neste sábado (28) que permanecerá no Palácio Presidencial em Tbilisi durante a noite, antes da cerimônia de posse do presidente eleito, Mikheil Kavelashvili, que acontecerá no domingo (29). 

      "Olá do Palácio Orbeliani. Estou aqui, estarei aqui e arei a noite aqui. Amanhã, às 10h da manhã [06:00 GMT], espero vocês no Palácio Orbeliani e, daqui, direi como será o dia de amanhã", declarou Zourabichvili em um vídeo dirigido a seus apoiadores, conforme a agência Sputnik

      Nas últimas semanas, a Geórgia foi palco de uma onda de protestos da oposição após o primeiro-ministro, Irakli Kobakhidze, líder do partido governista Sonho Georgiano, que venceu as eleições parlamentares de outubro, anunciar que seu governo decidiu não iniciar negociações para adesão à União Europeia antes de 2028, além de rejeitar o apoio financeiro do bloco. 

      Zourabichvili, que deve desocupar o Palácio Presidencial em 29 de dezembro, se recusa até o momento a deixar a residência oficial, alegando que as eleições foram fraudadas e que o parlamento é ilegítimo. Kobakhidze expressou na sexta-feira (27) sua esperança de que Zourabichvili não precise ser expulsa à força do palácio e que ela desocupe o edifício de forma voluntária após o término de seu mandato. O primeiro-ministro também destacou que a presidenta cessante pode enfrentar processos em duas situações: se convocar novas eleições parlamentares ou se recusar a deixar a residência após a posse de Kavelashvili.

      Kavelashvili foi o único candidato analisado pelo Colégio Eleitoral do país em 14 de dezembro, obtendo 224 dos 300 votos. (Com informações da Sputnik). 

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados