window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Redação Brasil 247', 'page_url': '/mundo/polonia-assume-a-presidencia-rotativa-da-uniao-europeia' });
TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Polônia assume a presidência rotativa da União Europeia

      O país faz fronteira com a Ucrânia e tem estado na linha da frente ao apoio prestado ao governo ucraniano, que está e guerra com a Rússia

      Andrzej Duda (Foto: REUTERS/Kaer Pempel)

      Por RFI - O arranque da presidência polaca da União Europeia vai ser assinalado com uma cerimónia oficial, em Varsóvia, esta sexta-feira, 3 de Janeiro, na presença do novo presidente do Conselho Europeu, António Costa. E é sob o mote “Segurança, Europa!” que Varsóvia assume o posto. O país faz fronteira com a Ucrânia e tem estado na linha da frente ao apoio prestado a Kiev face aos ataques russos. De acordo com o programa da presidência, a “assistência política, militar e financeira” é para continuar, assim como a pressão sobre a Rússia e a Bielorrússia através de sanções mais rígidas e da utilização de ativos congelados russos para a reconstrução da Ucrânia. 

      O reforço da cooperação entre a União Europeia e a NATO também está entre as prioridades. A segurança é também não militar e o desafio é responder a ameaças cibernéticas, combater a desinformação e as interferências estrangeiras. Espera-se que a presidência polaca do Conselho da União Europeia avance com a proposta de criação de um Conselho Europeu para a Resiliência contra a Desinformação.

      Também na agenda, o alargamento da União Europeia, com o objectivo de acelerar as negociações de adesão de países candidatos, nomeadamente a Ucrânia, a Moldávia e os Balcãs Ocidentais.

      Outro tema é a gestão da política migratória já que a implementação do Novo Pacto sobre Migração e Asilo continua a dividir os Estados-membros.

      Há, ainda, o dossier do acordo entre a União Europeia e o Mercosul, já assinado por Bruxelas, mas a crispação do sector agrícola francês poderia impedir a ratificação de um acordo que está em negociação há mais de duas décadas. Há também preocupações por parte da própria Polônia, Áustria, Países Baixos e Irlanda.

      Neste novo ciclo institucional da União Europeia, a Comissão Europeia, liderada por Ursula von der Leyen, e o Conselho Europeu, liderado por António Costa, também iniciam novos mandatos.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados