Paquistão lança operação militar após ataques da Índia
Paquistão afirma ter derrubado 70% da rede elétrica da Índia por meio de um ataque cibernético, segundo informações da emissora Geo TV
247 - O Paquistão lançou uma operação militar de grande escala em resposta aos ataques realizados pela Índia, informou o canal Geo TV nesta sexta-feira (9), citando fontes de segurança.
De acordo com a reportagem, diversos alvos estratégicos em território indiano estão sendo atingidos como parte da ofensiva.
Na fase inicial da operação, um depósito de mísseis BrahMos localizado na cidade de Beas, no estado indiano de Punjab, teria sido destruído.
Além disso, o canal informa que o Paquistão afirma ter derrubado 70% da rede elétrica da Índia por meio de um ataque cibernético.
Ainda segundo a emissora, as bases aéreas de Udhampur e Pathankot, também na Índia, foram fortemente atingidas. A base de Udhampur teria sido alvo de uma rajada de três mísseis, identificados por fontes de segurança como “Fateh-1”, de fabricação nacional paquistanesa.
O canal também afirma que as Forças Armadas do Paquistão destruíram um quartel-general de brigada do Exército indiano e um depósito de suprimentos.
Mais cedo, o canal havia reportado, com base em declaração do porta-voz das Forças Armadas paquistanesas, general Ahmed Sharif Chaudhry, que a Índia disparou mísseis contra três bases aéreas do Paquistão.
A agência Reuters também relatou que quatro explosões foram ouvidas na cidade indiana de Amritsar, no estado de Punjab.
As tensões entre Índia e Paquistão se agravaram após o ataque de 22 de abril nas proximidades da cidade turística de Pahalgam, na parte da Caxemira istrada pela Índia, no qual militantes islamistas armados mataram 26 pessoas. O grupo insurgente Frente de Resistência, ligado ao terrorismo, reivindicou a autoria do ataque, mas a Índia responsabilizou o Paquistão, que negou a acusação.
No dia 7 de maio, o Ministério da Defesa da Índia anunciou o lançamento da Operação Sindoor, com foco na destruição de “infraestrutura terrorista” no Paquistão. Posteriormente, afirmou que 70 "terroristas" foram eliminados e destacou que nenhuma instalação militar paquistanesa foi atacada. O Exército paquistanês, por sua vez, relatou 31 mortos e 57 feridos em decorrência dos ataques indianos. (Com informações da Sputnik).
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: