Papa Francisco segue hospitalizado, mas estado de saúde é estável, informa Vaticano
Segundo o Vaticano, Francisco continua recebendo oxigênio, mas não apresenta febre. No entanto, o prognóstico segue "reservado"
247 - O Vaticano informou neste domingo (2) que o Papa Francisco, hospitalizado há mais de duas semanas com pneumonia, encontra-se em condição "estável" e ou uma "noite tranquila". O chefe da Igreja Católica, de 88 anos, permanece internado no hospital Gemelli, em Roma, onde recebe tratamento intensivo.
"O papa ainda está repousando", declarou a Santa Sé em sua mais recente atualização sobre o estado de saúde do Pontífice, segundo o jornal O Globo. No sábado à noite, o Vaticano informou que Francisco continua recebendo oxigênio, mas não apresenta febre. Ele está consciente, se alimentando e rezando.
Os parâmetros hemodinâmicos do papa, relacionados ao fluxo sanguíneo, também permanecem estáveis. Além disso, ele não apresenta uma contagem elevada de glóbulos brancos, indício comum de infecção, segundo o Vaticano. No entanto, o prognóstico segue "reservado".
Francisco foi internado em 14 de fevereiro com um quadro de bronquite, que evoluiu para pneumonia nos dois pulmões. No último fim de semana, a Santa Sé chegou a classificá-lo como estando em "estado crítico", após sofrer um grave ataque respiratório e necessitar de transfusões de sangue, o que gerou grande apreensão entre os fiéis.
Após melhorias graduais, o Vaticano voltou a emitir um alerta na sexta-feira, informando que o Pontífice havia sofrido uma "crise isolada de broncoespasmo", que resultou em um episódio de vômito com inalação, piorando o quadro respiratório. "Os médicos levarão de 24 a 48 horas para avaliar o impacto" da crise respiratória, informou uma fonte do Vaticano, de acordo com a reportagem.
Segundo Andrea Ungar, professor de geriatria da Universidade de Florença, o vômito pode ter atingido os pulmões do papa, agravando a pneumonia. Esse tipo de complicação geralmente requer um reforço no uso de antibióticos, ventilação assistida e sessões de fisioterapia respiratória. Para Ungar, a recuperação plena do Pontífice ainda deve demorar, e ele provavelmente permanecerá internado por pelo menos mais 10 dias no melhor cenário.
A notícia tem mobilizado fiéis ao redor do mundo. Peregrinos se reuniram nos arredores do hospital Gemelli para orar pelo papa e deixar mensagens de apoio, incluindo cartazes desenhados por crianças e balões com sua imagem.
Mesmo hospitalizado, Francisco continua despachando da "suíte papal" no 10º andar do hospital. No entanto, sua ausência tem levantado novas especulações sobre sua capacidade de continuar liderando a Igreja Católica. Desde sua internação, ele não é visto em público, o que acentuou os questionamentos.
Pela terceira semana consecutiva, Francisco não deve comparecer à tradicional oração do Angelus neste domingo. O Vaticano anunciou que divulgará um texto escrito pelo papa em seu lugar.
O Pontífice enfrenta uma história de problemas de saúde. Ele teve parte de um pulmão removido quando jovem, ou por uma cirurgia de cólon em 2021 e, dois anos depois, foi submetido a uma operação de hérnia. Além disso, sofre com bronquites recorrentes, dores no quadril e no joelho, que o obrigaram a usar cadeira de rodas nos últimos anos.
Francisco sempre afirmou que poderia renunciar caso sua saúde não lhe permitisse mais exercer suas funções, seguindo o exemplo de seu antecessor, Bento XVI, que abdicou em 2013. Antes de sua hospitalização, no entanto, ele reiterava que ainda não considerava essa possibilidade.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: