window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'José Reinaldo', 'page_url': '/mundo/palestina-denuncia-campanha-israelense-contra-organizacoes-humanitarias' });
TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Palestina denuncia campanha israelense contra organizações humanitárias

      Israel impede chegada de ajuda humanitária aos palestinos em Gaza e na Cusjordânia

      UNRWA em Gaza (Foto: Reuters)
      José Reinaldo avatar
      Conteúdo postado por:

      Prensa Latina - O Ministério das Relações Exteriores da Palestina condenou neste domingo (16) as medidas adotadas por Israel contra organizações humanitárias internacionais que prestam assistência à população da Faixa de Gaza e da Cisjordânia.

      Por meio de um comunicado, o Ministério das Relações Exteriores e Expatriados da Palestina denunciou "a campanha de restrições da ocupação israelense", pedindo que o mundo aja imediatamente.

      Vemos com grande preocupação as ações tomadas contra organizações não governamentais que operam nos territórios ocupados, enfatizou.

      Entre essas ações, o comunicado menciona os obstáculos impostos por Israel a esses organismos internacionais para obter licenças e exercer suas funções, o que os impede de "fornecer ajuda e alívio humanitário a milhões de palestinos". 

      Tais medidas fazem parte de uma estratégia para isolar nosso povo e ocultar as graves violações cometidas pelas autoridades israelenses, disse o ministério.

      Especificamente, os palestinos criticam as leis adotadas contra a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Próximo (UNRWA).

      Os regulamentos proíbem a atividade da UNRWA em "áreas sob soberania israelense", incluindo Jerusalém Oriental, que está ocupada desde a guerra de 1967.

      A proibição se estende ao funcionamento de escritórios de representação e à prestação de serviços, enquanto a segunda lei proíbe qualquer contato entre as autoridades e a organização.

      Também impõe obstáculos às negociações da agência com bancos israelenses, à obtenção de transferências financeiras e ao pagamento de salários.

      O governo palestino, a ONU e várias ONGs denunciaram repetidamente tais medidas porque elas também interrompem a coordenação para garantir a movimentação segura de seu pessoal ou, no caso de estrangeiros, os impedem de obter vistos.

      A UNRWA tinha sua sede temporária no bairro palestino de Sheikh Jarrah, localizado em Jerusalém Oriental.

      A UNRWA atende mais de 110.000 refugiados somente em Jerusalém, um número que aumenta significativamente na Cisjordânia e na Faixa de Gaza.

      Recentemente, seu comissário-geral, Philippe Lazzarini, alertou que não há alternativa a esta instituição, que fornece educação, saúde e diversos serviços a milhões de palestinos.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados