Omã afirma que mediou cessar-fogo entre os EUA e os Houthis do Iêmen
Tribunal de Haia alega falta de jurisdição para julgar acusação de apoio dos Emirados às Forças de Apoio Rápido no conflito de Darfur
Reuters - Omã afirmou que mediou um acordo de cessar-fogo entre os houthis do Iêmen e os EUA, marcando uma grande mudança na política do grupo alinhado ao Irã desde o início da guerra de Israel em Gaza em outubro de 2023.
Nenhum dos lados atacará o outro, incluindo embarcações americanas no Mar Vermelho e no Estreito de Bab al-Mandab, disse Omã em seu comunicado.
A declaração não mencionou os ataques Houthi contra Israel.
Anteriormente, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que os EUA parariam de bombardear os Houthis, dizendo que o grupo havia concordado em parar de interromper importantes rotas de navegação no Oriente Médio.
O grupo iemenita começou a atacar rotas marítimas depois que a guerra em Gaza começou, dizendo que apoiava os palestinos.
Em março, Trump lançou a maior operação militar de Washington sob sua istração contra os Houthis, durante a qual centenas de iemenitas foram mortos.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: