window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Leonardo Sobreira', 'page_url': '/mundo/o-ocidente-como-conheciamos-nao-existe-mais-diz-lider-da-uniao-europeia' });
TV 247 logo
      HOME > Mundo

      'O Ocidente como conhecíamos não existe mais', diz líder da União Europeia

      Ursula von der Leyen culpa Trump por 'quebra de confiança'

      Ursula von der Leyen em Bruxelas - 6/3/2025 (Foto: REUTERS/Stephanie Lecocq)
      Leonardo Sobreira avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O Ocidente como era conhecido deixou de existir desde que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, retornou à Casa Branca, afirmou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em entrevista à revista alemã Zeit.

      “O Ocidente como o conhecíamos não existe mais”, declarou Von der Leyen ao ser questionada sobre as perspectivas de a União Europeia assumir um papel de liderança na parte ocidental do mundo. A entrevista foi divulgada na terça-feira (15). 

      A presidente da Comissão Europeia disse estar em “incontáveis conversas com chefes de Estado e de governo de todo o mundo”.

      “Todos estão pedindo mais comércio com a Europa – e não se trata apenas de laços econômicos. É também sobre estabelecer regras comuns e sobre previsibilidade. A Europa é conhecida por sua previsibilidade e confiabilidade, algo que está voltando a ser visto como extremamente valioso. Por um lado, isso é muito gratificante; por outro, há também, é claro, uma enorme responsabilidade que precisamos honrar”, afirmou von der Leyen.

      Apesar disso, ela acrescentou que continua sendo uma defensora firme da parceria transatlântica e ainda acredita na manutenção da amizade entre os dois povos.

      No dia 2 de abril, Trump assinou um decreto impondo tarifas "recíprocas" sobre importações de outros países. A tarifa básica foi fixada em 10%, mas 57 países aram a ter alíquotas mais altas, dependendo do déficit comercial dos EUA com cada nação.

      Já no dia 9 de abril, Trump anunciou que a tarifa-base de 10% seria aplicada por 90 dias a mais de 75 países que não haviam retaliado e solicitaram negociações — com exceção da China. No último domingo, o diretor do Conselho Econômico Nacional da Casa Branca, Kevin Hassett, afirmou que os EUA estavam em negociações comerciais com 130 países. (Com informações da Sputnik). 

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados