"Nenhum grupo ou governo pode deter a revolução da energia limpa", diz secretário-geral da ONU
Cúpula virtual reuniu 17 líderes globais em uma iniciativa conjunta com o presidente Lula para acelerar o compromisso climático internacional
247 – O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, afirmou nesta quarta-feira (23) que “nenhum grupo ou governo pode deter a revolução da energia limpa”. A fala veio após uma cúpula virtual que reuniu 17 líderes globais em uma iniciativa conjunta com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para acelerar o compromisso climático internacional, com foco na COP30, marcada para acontecer no Brasil em 2025.
A reunião, realizada a portas fechadas, teve participação de potências como China e União Europeia, além de blocos como a União Africana, a Associação das Nações do Sudeste Asiático e representantes de pequenos Estados insulares. A proposta foi fortalecer o Acordo de Paris e incentivar que os países apresentem novas metas climáticas, conhecidas como NDCs (Contribuições Nacionalmente Determinadas).
Segundo Guterres, a produção de energia limpa é “a oportunidade econômica do século”, destacando que o setor está gerando empregos, estimulando o crescimento e aumentando a competitividade. “A ciência está do nosso lado, e a economia mudou”, afirmou.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: