window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Leonardo Sobreira', 'page_url': '/mundo/nasa-e-spacex-adiam-voo-que-resgataria-astronautas-presos-na-estacao-espacial-internacional' });
TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Nasa e SpaceX adiam voo que resgataria astronautas presos na Estação Espacial Internacional

      Lançamento foi cancelado devido a um problema no sistema hidráulico com um braço de fixação do e de solo para o foguete Falcon 9, disse a Nasa

      Os astronautas da NASA Butch Wilmore e Suni Williams posam antes do lançamento do Starliner-1 Crew Flight Test (CFT) da Boeing, em Cabo Canaveral, Flórida, EUA, 25 de abril de 2024 (Foto: REUTERS/Joe Skipper/File Photo)
      Leonardo Sobreira avatar
      Conteúdo postado por:

      Por Joey Roulette

      (Reuters) - Nasa e SpaceX adiaram na quarta-feira o lançamento de uma tripulação substituta de quatro astronautas para a Estação Espacial Internacional, o que daria início ao tão esperado retorno dos astronautas norte-americanos Butch Wilmore e Suni Williams.

      A Nasa lançaria um foguete da SpaceX a partir da Flórida transportando uma tripulação de substituição para a Estação Espacial Internacional em uma missão que prepararia o retorno à Terra de Wilmore e Williams -- presos no espaço por nove meses após uma viagem no Starliner com defeito da Boeing.

      O lançamento foi cancelado devido a um problema no sistema hidráulico com um braço de fixação do e de solo para o foguete Falcon 9, disse a Nasa em um comunicado.

      As equipes de lançamento estão trabalhando para resolver o problema, informou em outro comunicado.

      A Nasa disse que agora está planejando um lançamento não antes das 19h03 (horário local) de sexta-feira, depois que os gerentes de missão adiaram uma tentativa de lançamento na quinta-feira devido à previsão de ventos fortes e chuva na trajetória de voo da Dragon.

      Com o lançamento da Crew-10 na sexta-feira, a missão Crew-9, com os astronautas Wilmore e Williams, deixaria a estação espacial na quarta-feira, 19 de março, segundo a agência.

      A agência espacial norte-americana antecipou a missão em duas semanas depois que o presidente Donald Trump e seu conselheiro Elon Musk, presidente-executivo da SpaceX, pediram que Wilmore e Williams fossem trazidos de volta mais cedo do que a Nasa havia planejado.

      Uma estadia planejada de oito dias na estação em órbita se arrastou para Wilmore e Williams, ambos astronautas veteranos e pilotos de teste da Marinha dos EUA. A Starliner retornou à Terra sem eles no ano ado.

      Wilmore e Williams estavam trabalhando em pesquisa e manutenção com os outros astronautas da estação espacial e permaneciam em segurança, de acordo com a Nasa.

      (Reportagem de Joey Roulette em Washington e Shivani Tanna em Bengaluru)

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados