window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Redação Brasil 247', 'page_url': '/mundo/montadoras-alertam-que-tarifas-de-trump-aumentarao-precos-dos-veiculos-em-ate-25-3won6p1h' });
TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Montadoras alertam que tarifas de Trump aumentarão preços dos veículos em até 25%

      As fabricantes de automóveis alertaram que as tarifas interromperão a cadeia de suprimentos integrada em toda a América do Norte

      Presidente dos EUA, Donald Trump, na Casa Branca, em Washington - 05/02/2025 (Foto: REUTERS/Kent Nishimura)
      Redação Brasil 247 avatar
      Conteúdo postado por:

      Reuters - Um grupo comercial que representa praticamente todas as principais montadoras alertou nesta terça-feira que as novas tarifas de 25% sobre as importações do Canadá e do México impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, levarão a aumentos drásticos de preços.

      "Todas as montadoras serão afetadas por essas tarifas sobre o Canadá e o México", disse John Bozzella, que dirige a Aliança para Inovação Automotiva, que representa todas as principais montadoras dos EUA, exceto a Tesla.

      Entre os membros da entidade, estão a General Motors, a Ford, a Toyota, a Volkswagen, a Hyundai e a Stellantis.

      "A maioria prevê que o preço de alguns modelos de veículos aumentará em até 25% e o impacto negativo sobre o preço e a disponibilidade dos veículos será sentido quase que imediatamente."

      As fabricantes de automóveis alertaram que as tarifas interromperão a cadeia de suprimentos integrada em toda a América do Norte que está em vigor há mais de 25 anos. Algumas peças automotivas podem cruzar uma fronteira seis ou mais vezes antes da montagem final.

      "Não é possível realocar a produção automotiva e a cadeia de suprimentos da noite para o dia. Esse é o desafio e o dilema: as tarifas automotivas na América do Norte podem acabar aumentando os custos para os consumidores antes que os empregos retornem ao país", acrescentou Bozzella.

      No mês ado, o CEO da Ford, Jim Farley, alertou que as tarifas de 25% sobre o México e o Canadá "abririam um buraco" no setor automotivo dos EUA. "O que estamos vendo é muito custo, muito caos", disse ele no mês ado.

      A United Auto Workers elogiou Trump, ressaltando os planos de novas medidas tarifárias em abril.

      "Estamos satisfeitos por ver um presidente norte-americano tomar medidas agressivas para acabar com o desastre do livre comércio que caiu como uma bomba sobre a classe trabalhadora", disse o sindicato. "Estamos ansiosos para trabalhar com a Casa Branca para moldar as tarifas automotivas em abril para beneficiar a classe trabalhadora."

      A Associação Internacional Norte-Americana de Revendedores de Automóveis observou que os revendedores já enfrentam o aumento dos preços dos veículos e das peças e as altas taxas de juros. "As tarifas poderiam contribuir diretamente para milhares de dólares a mais nos preços de etiqueta", disse o grupo.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados