Cerca de 250 mil pessoas prestam últimas homenagens ao Papa Francisco na Basílica de São Pedro
Papa de 88 anos morreu na segunda-feira após sofrer um derrame enquanto se recuperava de semanas de pneumonia
247 - Cerca de 250 mil pessoas visitaram a Basílica de São Pedro para prestar as últimas homenagens ao Papa Francisco durante os três dias em que seu corpo permaneceu em velório público, informou o Vaticano nesta sexta-feira (25).
Milhares de fiéis aram pelo caixão do Papa entre 9h GMT de quarta-feira e 17h GMT de sexta-feira para se despedirem do pontífice, segundo comunicado da Santa Sé.
Devido ao grande número de pessoas que desejaram participar das homenagens, o Vaticano estendeu o horário de funcionamento da basílica até depois da meia-noite nas noites de quarta e quinta-feira, conforme informado na nota.
O caixão do Papa Francisco foi lacrado em um rito litúrgico realizado a portas fechadas.
A cerimônia fúnebre está marcada para sábado (25), às 8h GMT. Após o serviço memorial, que será conduzido pelo Decano do Colégio de Cardeais, Giovanni Battista Re, o cortejo que transportará o corpo do pontífice percorrerá lentamente as ruas de Roma para permitir que os cidadãos se despeçam do Papa.
Em seu testamento, o pontífice solicitou ser sepultado em uma tumba simples e sem adornos, ao nível do solo. Diferentemente de muitos de seus antecessores, ele escolheu não ser enterrado na Basílica de São Pedro, mas sim na Basílica de Santa Maria Maior, onde se encontra o venerado ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani (Protetora do Povo Romano).
O Papa Francisco, primeiro pontífice latino-americano, faleceu no dia 21 de abril, aos 88 anos, em sua residência na Cidade do Vaticano. (Com informações da Sputnik).
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: