Macron surta, defende a guerra e diz que Rússia é uma ameaça para a França
Presidente da França também defendeu o envio de militares europeus à Ucrânia
247 - O presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou nesta quarta-feira (5) que está disposto a oferecer a proteção aos aliados europeus com base em suas forças nucleares, acrescentando que a Rússia representa uma ameaça à segurança do continente, com o apoio militar dos EUA não mais garantido.
"Quem pode acreditar que a Rússia irá parar na Ucrânia? A Rússia tornou-se, enquanto falo com vocês e nos próximos anos, uma ameaça para a França e a Europa", disse Macron em pronunciamento à Nação.
Sobre a Ucrânia, Macron afirmou que o país tem "o direito à paz e à segurança para si, e isso está no interesse da segurança do continente europeu".
Ele destacou a necessidade de garantir que qualquer paz futura, uma vez alcançada, seja sustentável, e defendeu o apoio europeu à continuidade da guerra.
"Isso certamente exigirá apoio de longo prazo ao exército ucraniano e poderia potencialmente envolver o envio de forças europeias", disse ele.
No entanto, Macron esclareceu que tais forças europeias não se envolveriam em combates na linha de frente, mas ajudariam a garantir que a paz seja mantida uma vez conquistada.
Ele também anunciou que a França sediará uma reunião na próxima semana com países dispostos a contribuir para futuras forças europeias a serem implantadas na Ucrânia.
Sobre o governo do presidente dos EUA, Donald Trump, que vem criticando a Ucrânia e exigindo maiores gastos em defesa por parte da Europa, ele disse: "Quero acreditar que os Estados Unidos nos apoiarão. Mas temos de estar preparados se não for esse o caso".
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: