Lula desembarca em Roma para o funeral do papa Francisco
Presidente e comitiva brasileira se preparam para prestar homenagens ao pontífice, com retorno previsto para o sábado (26)
247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou nesta sexta-feira (25), por volta das 13h30 (horário local), no Aeroporto Internacional de Roma Leonardo da Vinci (Fiumicino), para participar do funeral do papa Francisco. A chegada ocorreu às 8h30, no horário de Brasília.
Lula viajou acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva, e de representantes dos Três Poderes: o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União–AP). A comitiva presidencial embarcou na noite de quinta-feira (22), às 22h, e tem previsão de retorno a Brasília ainda no sábado (26), após a cerimônia.
O funeral do papa Francisco, que faleceu na última segunda-feira (21) aos 88 anos, será realizado neste sábado (26). Esta será a segunda vez que o presidente brasileiro participa de um funeral de um pontífice. A primeira ocorreu em 2005, quando Lula esteve presente nas despedidas de João Paulo II. Com isso, o papa Francisco será o quarto pontífice a ser acompanhado por Lula durante seu mandato.
Francisco faleceu após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) seguido de uma insuficiência cardíaca. A escolha do novo papa deve ocorrer apenas após o dia 6 de maio, quando o conclave será convocado, com os cardeais reunindo-se regularmente em Roma para discutir a logística do evento. O caixão do pontífice será selado em uma cerimônia privada nesta sexta-feira (25), presidida por oito cardeais.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: