Lula alerta: 'na política, a democracia está em perigo; na diplomacia, cresce o unilateralismo'
Lula defende multilateralismo e combate ao extremismo em mensagem ao corpo diplomático
247 - O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, participou nesta terça-feira (27) da cerimônia em comemoração ao Dia do Diplomata, realizada no Palácio Itamaraty. O evento celebrou a entrega da Ordem de Rio Branco e a formatura da Turma Eunice Paiva, do Instituto Rio Branco. Na ocasião, Alckmin transmitiu a mensagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ressaltou os crescentes desafios enfrentados pela diplomacia brasileira em um cenário internacional marcado pela instabilidade.
"Caberá a vocês serem diplomatas em uma era de negação da diplomacia. Na política, a democracia está em perigo. Na diplomacia, cresce o unilateralismo", afirmou.
Ao longo da leitura do discurso, Alckmin também chamou atenção para o avanço do extremismo e para os conflitos que colocam em risco a convivência pacífica entre os povos. "A única solução é o diálogo entre as partes. Só existe entendimento quando há respeito à pluralidade. Relações de Estado não podem ficar à mercê de diferenças políticas entre os governos", ressaltou.
Mais cedo, o presidente Lula cancelou sua agenda pública desta terça-feira depois de uma crise de labirintite na véspera que o fez ir a um hospital.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: