Kremlin: Putin e Zelensky podem se encontrar se 'certos acordos' forem alcançados
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, não especificou quais acordos seriam exigidos do ponto de vista da Rússia
Reuters - O Kremlin afirmou neste sábado que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, poderia se encontrar com Volodymyr Zelensky, da Ucrânia, mas somente se certos acordos forem alcançados.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, não especificou quais acordos seriam exigidos do ponto de vista da Rússia. Putin e Zelensky não se encontram desde dezembro de 2019.
O presidente Zelensky havia desafiado o líder do Kremlin a encontrá-lo na Turquia esta semana, mas Putin preferiu enviar uma equipe de assessores e funcionários para se reunir com negociadores ucranianos na sexta-feira, no que foi o primeiro encontro bilateral presencial desde março de 2022.
A Ucrânia afirmou ter levantado a possibilidade de uma reunião entre Putin e Zelensky durante as negociações.
Peskov declarou que a Rússia considera possível tal encontro, mas apenas como resultado de um trabalho entre os dois lados para “alcançar certos resultados sob a forma de acordos”.
Ele acrescentou: “ao mesmo tempo, ao os documentos que as delegações devem acordar, o principal e fundamental para nós continua sendo quem exatamente á esses documentos do lado ucraniano.”
Peskov não detalhou esse comentário. Putin já havia questionado anteriormente a legitimidade de Zelensky como presidente, uma vez que seu mandato eletivo expirou no ano ado.
A Ucrânia, sob lei marcial enquanto se defende da Rússia, ainda não definiu uma data para novas eleições.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: