Israel e Hamas concluem mais uma etapa do acordo em Gaza. Primeira fase do cessar-fogo tem apenas duas semanas restantes
As forças israelenses liberaram quase 370 prisioneiros palestinos
247 - O grupo Hamas libertou três reféns israelenses, enquanto as forças de Israel libertaram cerca de 369 prisioneiros palestinos. As trocas fazem parte dos acordos entre Israel e Palestina. Restam duas semanas para o término da primeira fase do cessar-fogo na Faixa de Gaza, onde, segundo o Ministério da Saúde local, quase 48 mil palestinos morreram desde outubro de 2023.
Os reféns israelenses libertados foram Iair Horn, Sagui Dekel Chen e Sasha (Alexander) Troufanov. Eles foram levados a um palco em Khan Younis, onde militantes palestinos armados com rifles automáticos exibiram imagens ao vivo do local. Em seguida, os reféns foram entregues à Cruz Vermelha e levados de volta a Israel.
Pouco depois, os ônibus transportando os prisioneiros e detentos palestinos libertados partiram da prisão de Ofer, em Israel, rumo à Cisjordânia ocupada. O primeiro veículo chegou a Ramallah, onde foi recebido por uma multidão, com algumas pessoas balançando bandeiras palestinas.
“Não esperávamos ser soltos, mas Deus é grande, Deus nos libertou”, afirmou Musa Nawarwa, de 70 anos, na cidade de Belém. Ele cumpria duas sentenças de prisão perpétua pela morte de soldados israelenses na Cisjordânia.
Alguns dos reféns israelenses que retornaram ao país desde 19 de janeiro relataram terem sido privados de alimentação, mantidos por meses em túneis sem ver a luz do dia e submetidos a abusos físicos e psicológicos.
Já alguns palestinos libertados estão retornando a um território que não viam há anos, quando ainda não havia sido reduzido a ruínas pelos bombardeios israelenses ao longo dos 15 meses de guerra. No entanto, a maioria dos prisioneiros foi detida após o ataque do Hamas contra Israel em 7 de outubro de 2023 (com Reuters).
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: