Hungria anuncia consulta popular sobre adesão da Ucrânia à União Europeia
O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban, vai submeter ingresso da Ucrânia na UE a plebiscito
TASS - O governo da Hungria realizará um referendo sobre se a Ucrânia deve ter permissão para ingressar na União Europeia, declarou o primeiro-ministro Viktor Orban à imprensa após a reunião do Conselho Europeu em Bruxelas.
"Acho que devemos tratar a questão da filiação da Ucrânia à UE com seriedade. É impossível tomar uma decisão responsável neste momento, e não quero que essa decisão seja tomada pelas costas do povo. É por isso que cheguei à conclusão de que precisamos realizar um plebiscito sobre o assunto da filiação da Ucrânia à União Europeia. Nós o faremos (…) prontamente e facilmente", disse o premiê.
"Precisamos saber se nosso povo está pronto para sacrificar seus interesses em prol da adesão da Ucrânia", acrescentou Orban.
Anteriormente, Orban disse que a filiação da Ucrânia à UE causaria danos irreparáveis à agricultura e à economia da Europa em geral. Além disso, o governo ucraniano falhou em honrar os direitos da minoria húngara em seu território e continuou suas ações que ameaçavam a segurança energética da Hungria.
Ao mesmo tempo, Orban não descarta a possibilidade de eventualmente levar a Ucrânia para a UE, se ela atender a todos os requisitos de um candidato e cumprir todas as precondições.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: