Hamas entrega corpos de reféns mortos em Gaza e Israel liberta prisioneiros palestinos
Hamas e Israel fazem a troca final de prisioneiros da primeira fase do acordo de cessar-fogo.
247 - Israel começou a libertar prisioneiros palestinos na quarta-feira (26) à noite, enquanto o Hamas entregava os restos mortais de quatro reféns mortos, marcando a troca final da primeira fase do acordo de cessar-fogo.
Os prisioneiros palestinos foram libertados após um atraso de vários dias, após o anúncio de Israel de que adiaria a libertação deles até que o Hamas garantisse o fim das cerimônias de propaganda que acompanham a libertação dos prisioneiros.
Diferentemente de trocas anteriores, nas quais os prisioneiros eram libertados somente depois que os reféns chegavam ao solo israelense, os ônibus começaram a transportar os detidos por volta da 1h da manhã, logo após os quatro corpos serem transferidos em Gaza para a Cruz Vermelha.
Logo após 37 prisioneiros chegarem a Ramallah, o gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu anunciou que a Cruz Vermelha transferiu os corpos para as forças israelenses, que os levaram para a agem de Kerem Shalom para testes forenses iniciais.
Ao saírem de um ônibus em Ramallah, dezenas de ex-presidiários da Cisjordânia, vestidos com keffiyehs e jaquetas foram carregados por populares que aplaudiam e faziam o sinal da vitória.
Antes da troca, as forças repressivas israelenses na Cisjordânia tentaram reprimir as comemorações em torno da libertação perto da Prisão de Ofer, onde 151 prisioneiros deveriam ser libertados.
Outros 97 prisioneiros — a maioria dos quais recebeu sentenças de prisão perpétua por ataques terroristas que mataram civis israelenses — foram deportados para o Egito, seu primeiro destino até que outros países possam recebê-los.
O mais proeminente entre os listados palestinos para deportação é Nael Barghouti, de 67 anos, um afiliado ao Hamas e o preso palestino com mais tempo de prisão em cárcere israelense.
Com informações da Reuters e agências internacionais.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: