window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Redação Brasil 247', 'page_url': '/mundo/forcas-armadas-alemas-elaboram-plano-especial-voltado-para-uma-guerra-com-a-russia' });
TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Forças armadas alemãs elaboram plano especial voltado para uma guerra com a Rússia

      O plano, intitulado “Operação Alemanha”, contém medidas para “dissuadir a Rússia no flanco oriental da Otan"

      Chanceler alemão Olaf Scholz (esq.) e presidente russo Vladimir Putin (dir.) em entrevista coletiva em Moscou (Foto: Sputnik/Sergey Guneev/Kremlin via Reuters)

      TASS - As forças armadas da Alemanha prepararam um plano secreto para o caso de um conflito militar com a Rússia, informou o Frankfurter Allgemeine Zeitung.

      De acordo com o jornal, o plano de 1.000 páginas da "Operação Alemanha" lista todas as instalações de infraestrutura que merecem proteção especial e também contém um procedimento para defesa ou "medidas para deter a Rússia no flanco oriental da Otan". O plano diz que, em tal caso, a Alemanha se tornaria "o centro de concentração de dezenas de milhares e possivelmente centenas de milhares de soldados" que seriam transferidos para o leste, bem como equipamentos militares, alimentos e suprimentos médicos.

      Ao longo do ano, oficiais militares alemães declararam repetidamente a necessidade de se preparar para um conflito militar com a Rússia, que eles dizem que pode ocorrer em cinco anos. Em particular, o ministro da Defesa, Boris Pistorius, declarou isso em várias ocasiões. Em julho, o jornal Bild relatou que as forças armadas alemãs haviam elaborado um plano secreto delineando a ordem de ação militar e civil no caso de as tropas da Otan precisarem ser movidas para o flanco oriental da aliança.

      Comentando as declarações da ministra das Relações Exteriores alemã, Annalena Baerbock, em julho, de que a Rússia supostamente representava a maior ameaça à segurança na Europa, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova, disse que isso não ava de "um absurdo monstruoso". A diplomata expressou esperança de que os políticos na Alemanha finalmente percebessem o ime e a contraprodutividade de sua linha antirrussa e o perigo para seu próprio país.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados