Europeus estão apreensivos porque não conseguirão manter a ordem imperialista”, diz Rui Costa Pimenta
Líder do PCO analisa o impacto do confronto verbal entre os presidentes e a possível mudança de postura dos EUA
247 - O presidente do Partido da Causa Operária (PCO), Rui Costa Pimenta, comentou, neste sábado (1º), que o bate-boca entre o presidentes da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e dos Estados Unidos, Donald Trump, que ocorreu em reunião na Casa Bramca na última sexta (28). De acordo com Pimenta, o incidente entre os dois líderes foi simbólico do fracasso da narrativa de que a guerra na Ucrânia seria apenas um confronto entre a Ucrânia e a Rússia.
“Zelensky levantou a crista contra o Trump, que respondeu dizendo que ele deveria ser grato pois, se não fosse os EUA, ele estaria na lata do lixo. Depois de mandar expulsá-lo da Casa Branca, Trump tirou uma nota dizendo que tentou arbitrar a paz com a Rússia, mas que Zelensky não queria a paz e falou que lavava as mãos”, disse.
Pimenta destacou a mudança significativa na postura dos EUA em relação à Ucrânia, afirmando que, após a troca de governo na Casa Branca, o novo presidente americano mudou de posição, colocando a Ucrânia em uma posição vulnerável. “O interessante desse acontecimento é que durante todo esse período de crise na Ucrânia, falaram que era uma guerra entre a Ucrânia e a Rússia. Que os russos são agressivos, agrediram a Ucrânia e não sei o que lá. Aí muda a guarda da Casa Branca e o presidente fala que não sustentará mais esse povo, deixando o líder de lá totalmente pendurado.”
Para Pimenta, a guerra nunca foi apenas uma disputa entre a Ucrânia e a Rússia, mas sim uma guerra travada pelos Estados Unidos e a Europa contra a Rússia. "A guerra era, na verdade, Estados Unidos com a Europa contra a Rússia. Sem EUA, não tem guerra. Não sei como ficará essa situação. Os europeus estão muito apreensivos com isso, porque é evidente que tendo fracassado na Ucrânia, eles não conseguem manter a ordem internacional atual. É um fracasso da ditadura do imperialismo. Mas também não fica claro se conseguirão fazer alguma outra coisa", afirmou o líder do PCO.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: