window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'José Reinaldo', 'page_url': '/mundo/eua-retomarao-apoio-a-seguranca-da-ucrania' });
TV 247 logo
      HOME > Mundo

      EUA retomarão apoio à segurança da Ucrânia

      Reunião entre autoridades dos EUA e Ucrânia pode evoluir para um acordo de paz a depender da resposta russa

      Reunião entre EUA e Ucrânia na Arábia Saudita (Foto: Reuters)
      José Reinaldo avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Os Estados Unidos anunciaram na terça-feira (11) que retomarão o apoio militar e o compartilhamento de inteligência com a Ucrânia após Kiev aceitar a proposta de cessar-fogo de 30 dias com a Rússia. A informação foi divulgada em uma declaração conjunta entre os governos dos dois países, conforme noticiado pela Reuters.

      O anúncio foi feito após mais de oito horas de conversas em Jeddah, na Arábia Saudita, entre autoridades ucranianas e o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio. Segundo Rubio, os Estados Unidos agora levarão a proposta à Rússia.

      “Nossa esperança é que os russos respondam ‘sim’ o mais rápido possível, para que possamos chegar à segunda fase disso, que são as negociações reais”, declarou Rubio aos repórteres, destacando o papel do presidente dos EUA, Donald Trump, na iniciativa.

      Rubio enfatizou que o governo dos EUA busca um acordo total com Rússia e Ucrânia “o mais rápido possível”. “A cada dia que a, essa guerra continua, as pessoas morrem, as pessoas são bombardeadas, as pessoas são feridas em ambos os lados deste conflito”, afirmou o secretário de Estado.

      Ainda não há uma posição clara sobre como Moscou responderá à proposta. O presidente russo, Vladimir Putin, j

      Trump afirmou que espera um cessar-fogo rápido e que poderia conversar com Putin “nos próximos dias”. "Espero que seja nos próximos dias", declarou. 

      O acordo entre Estados Unidos e Ucrânia marca uma mudança significativa na relação com as reuniões anteriores entre Trump e Zelenskiy. Em 28 de fevereiro, os dois líderes tiveram um encontro tenso na Casa Branca, após o qual os EUA suspenderam o envio de armas e o compartilhamento de inteligência com Kiev. 

      Enquanto o conflito armado segue em curso, a resposta de Moscou à proposta de cessar-fogo será decisiva para determinar os próximos capítulos desta guerra que já se arrasta há três anos. Se a Rússia aceitar o acordo, o cessar-fogo poderá abrir caminho para negociações de paz mais amplas. Caso contrário, o conflito pode escalar para um novo ciclo de violência.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados