EUA apoiariam possível ataque de Israel ao Irã em caso de fracasso nas negociações nucleares, diz Trump
"Talvez eu entre de bom grado se não conseguirmos chegar a um acordo. Se não chegarmos a um acordo, estarei liderando o grupo", disse o presidente dos EUA
247 - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que estaria disposto a apoiar um ataque militar de Israel ao Irã, caso as negociações sobre o programa nuclear iraniano não cheguem a um acordo. Trump afirmou que apoiaria um ataque israelense contra o Irã com grande entusiasmo, caso as conversações falhassem.
"Talvez eu entre de bom grado [apoiar Israel militarmente] se não conseguirmos chegar a um acordo. Se não chegarmos a um acordo, estarei liderando o grupo", disse Trump em entrevista à revista Time, de acordo com a Sputnik.
O presidente estadunidense também refutou relatos da mídia, que indicavam que ele havia impedido um ataque israelense ao Irã. Segundo Trump, o que aconteceu foi que ele fez apelos ao primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, pedindo-lhe para dar uma chance às negociações com Teerã. "Em última análise, eu deixaria essa escolha para eles [Israel], mas disse [a Netanyahu] que preferia muito mais um acordo do que o lançamento de bombas", afirmou Trump.
Antes dessa entrevista, a mídia dos Estados Unidos havia noticiado que Trump não havia autorizado um ataque de Israel às instalações nucleares iranianas em maio. As autoridades israelenses, por sua vez, estavam supostamente prontas para atacar as instalações nucleares do Irã, contando com o apoio dos EUA para adiar o programa nuclear iraniano por um ano.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: