Erdogan convida Assad para conversações a fim de restaurar relações Turquia-Síria
A Turquia cortou relações com a Síria em 2011 após o início da guerra civil síria, na qual apoiou os rebeldes que tentavam derrubar Assad
Istambul, 7 de julho (Reuters) – O presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, anunciou neste domingo que irá estender um convite ao presidente sírio Bashar al-Assad "a qualquer momento" para possíveis conversações visando a restauração das relações entre os dois países vizinhos.
"Vamos estender nosso convite (a Assad); com este convite, queremos restaurar as relações Turquia-Síria ao mesmo nível de antigamente. Nosso convite pode ser estendido a qualquer momento," disse Erdogan, segundo um comunicado da presidência com base em uma entrevista concedida à mídia turca.
A Turquia cortou relações com a Síria em 2011 após o início da guerra civil síria, na qual apoiou os rebeldes que tentavam derrubar Assad. Desde então, o país tem realizado várias operações militares transfronteiriças contra militantes que considera uma ameaça à sua segurança nacional, e estabeleceu uma "zona segura" no norte da Síria onde tropas turcas estão estacionadas.
Falando a repórteres durante seu voo de retorno de Berlim, Erdogan também afirmou que Ancara responderia positivamente a qualquer o de Damasco e que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o primeiro-ministro do Iraque poderiam contribuir para facilitar o contato.
"Chegamos a um ponto em que, se Bashar Assad der um o em direção à melhoria das relações com a Turquia, também mostraremos essa abordagem em relação a ele," disse Erdogan. "Putin e o primeiro-ministro iraquiano têm uma abordagem para que as conversações ocorram na Turquia. Estamos falando de mediação em todos os lugares, por que não com nosso vizinho"> if (googletag && googletag.apiReady) { googletag.cmd.push(() => { googletag.display(id); }); }