Duas Sessões: China promete aprofundar reformas e fortalecer segurança pública em 2025
Legislatura nacional do gigante asiático realizou 2ª reunião plenária da sessão anual da Assembleia Popular Nacional neste sábado
Por Guilherme Paladino, de Pequim, para o 247 - A terceira sessão da 14ª Assembleia Popular Nacional (APN) da China realizou, neste sábado (8), sua segunda reunião plenária, com a presença do presidente Xi Jinping e outros líderes do país. Durante o encontro, foram apresentados e debatidos os relatórios de trabalho do Comitê Permanente da 14ª APN, do Supremo Tribunal Popular (STP) e da Suprema Procuradoria Popular (SPP), de acordo com informe da agência Xinhua.
O presidente do Comitê Permanente da APN, Zhao Leji, destacou os avanços legislativos de 2024, com a deliberação de 39 itens legislativos, resultando na adoção de 24 deles, incluindo seis novas leis e 14 revisadas.
No campo judicial, o presidente do STP, Zhang Jun, informou que os tribunais chineses receberam mais de 46 milhões de casos no ano ado, concluindo mais de 45 milhões, um volume semelhante ao do ano anterior. Ele também afirmou que, para 2025, os tribunais "buscarão elevar ainda mais o nível da governança baseada na lei".
Já o procurador-geral da SPP, Ying Yong, destacou o empenho das procuradorias em reforçar a segurança pública e aprimorar o bem-estar da população por meio da iniciativa China Pacífica.
Tal iniciativa consiste em uma estratégia de longo prazo para "garantir a segurança nacional, a estabilidade social e um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico". Ela abrange desde a manutenção da ordem pública até medidas preventivas contra riscos internos e externos, promovendo uma governança social eficiente baseada no uso de tecnologia e inovação.
Além disso, para 2025, Yong prometeu aprofundar reformas e intensificar esforços para contribuir com a revitalização nacional.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: