Drone vindo do Iêmen atinge prédio residencial em Israel
O artefato acabou colidindo com a sacada de um apartamento na cobertura de um edifício, causando danos estruturais. Ninguém ficou ferido
247 - Um drone lançado do Iêmen atingiu um prédio residencial na cidade de Yavne, localizada entre Tel Aviv e Ashdod, na manhã desta segunda-feira (9), informa o Haaretz. A informação foi confirmada pelas Forças de Defesa de Israel (IDF). O incidente ocorreu sem que sirenes de alerta fossem ativadas, deixando autoridades militares israelenses em alerta máximo.
De acordo com uma investigação preliminar da IDF, o drone entrou no espaço aéreo israelense após um longo desvio pelo mar Mediterrâneo, possivelmente sobrevoando o Egito. A aeronave não tripulada cruzou a fronteira israelense nas proximidades das cidades de Sderot e Ashdod, ambas situadas perto da Faixa de Gaza, e seguiu ao norte até Yavne.
Apesar de ser detectado em alguns pontos após sua entrada em território israelense, a identificação não foi contínua. Isso impossibilitou a previsão de sua trajetória e a ativação de sirenes de emergência. Um caça foi enviado para interceptar o drone, mas não houve tempo suficiente para derrubá-lo. O artefato acabou colidindo com a sacada de um apartamento na cobertura de um edifício, causando danos estruturais. Ninguém ficou ferido.
Embora nenhum grupo tenha reivindicado imediatamente a autoria do ataque, as autoridades israelenses apontam para os rebeldes houthis do Iêmen, apoiados pelo Irã. Este foi o terceiro dia consecutivo de ataques a Israel provenientes do território iemenita. No último fim de semana, mísseis balísticos lançados pelos houthis foram interceptados antes de atingir alvos em Israel. Os houthis fazem parte do chamado "Eixo de Resistência" do Irã contra Israel e os Estados Unidos.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: