window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Bianca Penteado', 'page_url': '/mundo/conversas-entre-ira-e-paises-europeus-buscaram-reiniciar-negociacoes-nucleares-diz-ministro-das-relacoes-exteriores' });
TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Conversas entre Irã e países europeus buscaram reiniciar negociações nucleares, diz ministro das Relações Exteriores

      "As conversas foram sérias, francas e construtivas", escreveu Kazem Gharibabadi

      Ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi 19/10/2024 (Foto: REUTERS/Dilara Senkaya)
      Bianca Penteado avatar
      Conteúdo postado por:

      DUBAI (Reuters) - As conversas realizadas em Genebra entre Irã, Reino Unido, França e Alemanha tiveram como objetivo encontrar uma maneira de retomar as negociações nucleares, disse o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, nesta terça-feira, em uma entrevista à emissora de TV estatal iraniana.

      A agência de notícias oficial do Irã publicou nesta terça-feira que as negociações realizadas em Genebra na segunda-feira levarão a um diálogo contínuo sobre o contestado programa nuclear de Teerã.

      "As conversas foram sérias, francas e construtivas. Discutimos ideias envolvendo certos detalhes nos campos nuclear e de suspensão de sanções que são necessários para um acordo", escreveu Kazem Gharibabadi, vice-ministro das Relações Exteriores do Irã para assuntos internacionais e jurídicos, nas redes sociais na segunda-feira.

      "Os lados concordaram que as negociações devem ser retomadas e, para chegar a um acordo, todas as partes devem criar e manter a atmosfera apropriada. Concordamos em continuar nosso diálogo", acrescentou.

      As conversas vieram depois de discussões em novembro. Naquela ocasião, uma autoridade iraniana disse à Reuters que a finalização de um roteiro com os europeus "colocaria a bola no campo dos EUA para reviver ou matar o acordo nuclear".

      Em 2018, os EUA, liderados pelo então presidente Donald Trump, saíram do pacto nuclear de 2015 do Irã com seis grandes potências e reimpam duras sanções ao Irã.

      O Irã não negociará com os EUA sobre questões nucleares a menos que Washington volte ao acordo nuclear de 2015 ou anuncie sua política em relação a ele, disse Araqchi na entrevista.

      Trump prometeu que retornará à política que adotou em seu mandato anterior, que buscava destruir a economia do Irã para forçar o país a negociar um acordo sobre seus programas nuclear e de mísseis balísticos, além de atividades regionais.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados