China quer compartilhar experiência na erradicação da pobreza com países da Organização de Cooperação de Xangai
Presidente Xi Jinping destaca avanços chineses e defende cooperação multilateral para o desenvolvimento sustentável e a prosperidade comum
247 - Em mensagem enviada ao Fórum da Organização de Cooperação de Xangai (OCX) sobre Redução da Pobreza e Desenvolvimento Sustentável, o presidente da China, Xi Jinping, afirmou que seu país está disposto a compartilhar experiências e colaborar com os membros da organização na luta contra a pobreza, informa a Xinhua.
"Como presidente rotativa da OCX, a China está disposta a fortalecer contatos estratégicos com cada parte, compartilhar experiências no combate à pobreza e aprofundar a cooperação prática", declarou Xi. O presidente enfatizou ainda que seu governo busca apoiar outras nações na escolha de caminhos próprios para erradicar a pobreza e promover o desenvolvimento sustentável.
Xi defendeu uma mobilização global em torno da justiça social: “Precisamos trabalhar juntos para construir um mundo belo, livre da pobreza, com prosperidade para todos”. Para ele, a melhoria do bem-estar da população é um “desafio global e um objetivo comum para todas as nações”.
O presidente chinês lembrou que seu país alcançou a meta de erradicar a pobreza extrema em seu território dez anos antes do prazo previsto pela Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU. Segundo ele, essa conquista foi possível graças a um esforço coordenado, com foco em políticas públicas direcionadas, investimentos estruturantes e mecanismos de inclusão social.
Xi também ressaltou o papel ativo da OCX na promoção da cooperação para o desenvolvimento nos últimos anos. “A OCX tem promovido uma cooperação ativa nessa área e alcançado resultados notáveis”, disse ele, em alusão às iniciativas conjuntas no campo econômico e social entre os países do bloco.
O Fórum sobre Redução da Pobreza e Desenvolvimento Sustentável teve início nesta terça-feira (20), na cidade de Xi'an, capital da província de Shaanxi, no noroeste da China. O evento é promovido pelo Comitê de Boa Vizinhança, Amizade e Cooperação da OCX, em parceria com as autoridades locais, e reúne representantes de governos, instituições acadêmicas e organismos internacionais.
A Organização de Cooperação de Xangai é composta por China, Rússia, Índia, Paquistão, Cazaquistão, Quirguistão, Tadjiquistão, Uzbequistão, Irã e outros países observadores e parceiros. Criada no início dos anos 2000, a OCX vem ampliando sua atuação em áreas como segurança, economia, cultura e desenvolvimento sustentável.
A mensagem de Xi Jinping reforça a ênfase da política externa chinesa em parcerias multilaterais e na promoção do que Pequim chama de “uma comunidade global de futuro compartilhado”. Ao defender a cooperação internacional para a erradicação da pobreza, o presidente da China também projeta sua experiência interna como um modelo de governança voltado à inclusão e à equidade.
Neste contexto, a disposição chinesa de partilhar conhecimento e práticas bem-sucedidas é vista como parte de uma estratégia mais ampla de influência diplomática e solidificação de laços no chamado Sul Global. O Fórum em Xi'an insere-se nesse esforço, ao propor plataformas concretas de colaboração entre países em desenvolvimento.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: