window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Redação Brasil 247', 'page_url': '/mundo/china-planeja-fortalecer-presenca-militar-em-ilhas-disputadas-com-japao' });
TV 247 logo
      HOME > Mundo

      China planeja fortalecer presença militar em ilhas disputadas com Japão

      China e Japão continuam tendo uma disputa territorial sobre as Ilhas Senkaku

      Navios chineses em um recife das Ilhas Spratly (Foto: Reuters)

      247 - A guarda costeira da China está planejando posicionar os seus navios permanentemente perto de um grupo de ilhas no Mar da China Oriental reivindicadas por Pequim e Tóquio, conhecidas como Ilhas Diaoyu na China e Ilhas Senkaku no Japão, no próximo ano, conduzindo inspeções de barcos de pesca japoneses, se necessário.

      A agência de notícias Kyodo informou neste sábado (30), citando fontes familiarizadas com o assunto, que o plano foi preparado depois que o presidente chinês, Xi Jinping, durante uma visita ao comando regional da guarda costeira do Mar da China Oriental, declarou a necessidade de "fortalecer constantemente" os esforços destinados a proteger a soberania territorial e os direitos marítimos da China.

      O líder chinês apelou também ao combate às atividades ilegais no mar de acordo com a lei e ao apoio à economia marítima da China.

      China e Japão continuam tendo uma disputa territorial sobre as Ilhas Senkaku. Após a Segunda Guerra Mundial, as ilhas foram controladas pelos Estados Unidos e, em seguida, entregues ao Japão em 1972. Pequim discorda da decisão, lembrando que as ilhas foram marcadas como território chinês em mapas japoneses de 1783 e 1785. O conflito escalou em 2012, após as autoridades japonesas comprarem cinco ilhas de um proprietário privado japonês.

      No final de agosto, a China lançou a edição de 2023 do seu "mapa padrão", que mostra a reivindicação do país sobre a maior parte do Mar do Sul da China, cuja propriedade territorial tem sido disputada há muito tempo entre China, Vietnã, Brunei, Malásia e Filipinas. As Ilhas Senkaku também foram marcadas como território chinês. (Com informações da Sputnik).

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247