China, Irã e Rússia discutirão programa nuclear iraniano em Pequim
Encontro será na quarta-feira e contará com a presença de vice-ministros do exterior
Prensa Latina - A China, o Irã e a Rússia realizarão uma reunião na capital chinesa sobre o tema do programa nuclear iraniano, confirmou nesta quarta-feira (12) o ministério chinês das Relações Exteriores.
A reunião marcada para sexta-feira em Pequim terá a presença dos vice-ministros das Relações Exteriores dos três países, que discutirão esta questão e outros tópicos de interesse comum, disse o comunicado.
O ministro das Relações Exteriores iraniano, Seyed Abbas Araqchi, declarou recentemente que o programa de energia nuclear do país sempre foi e sempre será completamente pacífico.
O principal diplomata iraniano enfatizou que negociar é diferente de intimidar e dar ordens, referindo-se às declarações recentes do presidente dos EUA, Donald Trump, nas quais ele disse ter enviado uma carta ao líder supremo do Irã solicitando negociações, mas impondo suas próprias condições.
Além disso, o chanceler informou que seu país está atualmente em consultas com três nações europeias e, separadamente, com a Rússia e a China, sobre condições de igualdade e respeito mútuo.
O objetivo, acrescentou o ministro, é explorar maneiras de construir maior confiança e transparência em relação ao programa de energia nuclear do Irã em troca da remoção de sanções ilegais.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: