China divulga livro branco sobre as relações econômicas e comerciais com os EUA
O governo chinês emitiu o documento para esclarecer os fatos sobre as relações econômicas e comerciais China-EUA
Xinhua - O Gabinete de Informação do Conselho de Estado da China divulgou nesta quarta-feira (9) um livro branco intitulado "Posição da China sobre algumas questões relativas às relações econômicas e comerciais China-EUA".
O governo chinês emitiu o documento para esclarecer os fatos sobre as relações econômicas e comerciais China-EUA e elaborar a posição do lado chinês sobre questões relevantes, de acordo com o livro branco.
O livro branco foi lançado em um momento em que o crescente unilateralismo e protecionismo nos Estados Unidos têm impedido significativamente a cooperação econômica e comercial normal entre os dois países.
Desde o início do atrito comercial em 2018, os EUA impam tarifas sobre exportações chinesas no valor de mais de 500 bilhões de dólares e implementaram continuamente políticas destinadas a conter e reprimir a China. Recentemente, os Estados Unidos impam tarifas adicionais abrangentes sobre produtos chineses, incluindo tarifas que citam a questão do fentanil como pretexto, "tarifas recíprocas" e um adicional de 50% sobre as tarifas existentes.
Essas medidas — que revelam a natureza isolacionista e coercitiva da conduta dos EUA — vão contra os princípios da economia de mercado e do multilateralismo e terão sérias repercussões nas relações econômicas e comerciais entre a China e os EUA, afirma o livro branco.
Em resposta às ações dos EUA, a China tomou contramedidas enérgicas para defender seus interesses nacionais e permaneceu comprometida em resolver disputas por meio de diálogo e consulta, com várias rodadas de consultas com o lado americano para estabilizar as relações econômicas e comerciais bilaterais, de acordo com o documento.
O lado chinês sempre sustentou que as relações econômicas e comerciais entre China e EUA são mutuamente benéficas e de natureza vantajosa para todos, afirma o livro branco.
Sendo dois grandes países em diferentes estágios de desenvolvimento e com sistemas econômicos distintos, é natural que China e Estados Unidos tenham diferenças e atritos em sua cooperação econômica e comercial. É crucial respeitar os interesses e as principais preocupações de cada um e encontrar soluções adequadas para resolver os problemas por meio do diálogo e da consulta, de acordo com o documento.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: