"Causas ainda estão sendo estudadas", diz Pedro Sánchez sobre apagão na Espanha e em Portugal
Fornecimento completo de energia deve ocorrer apenas a partir de terça-feira
247 – Portugal e Espanha enfrentaram, nesta segunda-feira (28), um apagão histórico que deixou os dois países sem energia elétrica, afetando as redes de metrô, linhas telefônicas, semáforos e caixas eletrônicos. Em algumas regiões, o fornecimento começou a ser retomado ainda durante a tarde de hoje, mas as autoridades estimam que a normalização completa deve ocorrer apenas a partir de terça-feira (29).
Em pronunciamento oficial, o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, afirmou que ainda é cedo para apontar as causas da falha generalizada no sistema elétrico.
"As causas ainda estão sendo estudadas. É melhor não especular", disse, pedindo que a população confie apenas em informações oficiais e evite a disseminação de notícias falsas. Ele também solicitou que os cidadãos economizem o uso do telefone para não sobrecarregar os serviços de emergência.
Em Portugal, a companhia Redes Energéticas Nacionais (REN) atribuiu o apagão a um raro fenômeno atmosférico, relacionado a variações térmicas no interior da Espanha. Já o Centro Nacional de Cibersegurança do país descartou a possibilidade de um ataque cibernético ser o responsável pelo blecaute.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: