Burkina Faso se prepara para intervenção militar da CEDEAO no Níger e se dispõe a apoiar Niamey, diz ministro da Defesa
"Antecipamos uma agressão", disse o ministro da Defesa burquinês, Kassoum Coulibaly
(Sputnik) - Burkina Faso está se preparando para a possibilidade de que as forças da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) possam lançar uma intervenção militar no Níger, e o país está pronto para apoiar Niamey, afirmou o ministro da Defesa burquinês, Kassoum Coulibaly, à Sputnik.
Na sexta-feira, o Comissário da CEDEAO para Assuntos Políticos, Paz e Segurança, Abdel-Fatau Musah, informou que os chefes do Estado-Maior da CEDEAO haviam concordado com uma data para o início da intervenção militar, mas não a tornariam pública.
"Antecipamos uma agressão [das forças da CEDEAO contra o Níger]. Em qualquer caso, o chefe de nosso Estado [Ibrahim Traoré] afirmou que estamos prontos para a agressão, apoiamos o Níger", disse Coulibaly.
Ele acrescentou que Burkina Faso está até mesmo pronto para se retirar da CEDEAO, pois considera a política da associação em relação ao Níger ilógica.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: