window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Leonardo Sobreira', 'page_url': '/mundo/apos-tensoes-trump-parabeniza-mark-carney-por-vitoria-eleitoral-no-canada' });
TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Após tensões, Trump parabeniza Mark Carney por vitória eleitoral no Canadá

      Os dois líderes concordaram em se reunir pessoalmente em breve, informou o gabinete do premiê canadense

      Donald Trump - 24/04/2025 (Foto: REUTERS/Kevin Lamarque)
      Leonardo Sobreira avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, parabenizou o primeiro-ministro canadense, Mark Carney, por sua vitória nas eleições antecipadas realizadas na segunda-feira (28), durante uma conversa telefônica. Segundo informou nesta terça-feira (29) o gabinete de Carney, os dois líderes concordaram em se reunir pessoalmente em breve.

      “O presidente Trump parabenizou o primeiro-ministro Carney por sua recente eleição. Os líderes concordaram sobre a importância de Canadá e Estados Unidos trabalharem juntos – como nações independentes e soberanas – para o bem mútuo. Com esse objetivo, os dois concordaram em se encontrar pessoalmente em um futuro próximo”, afirmou o gabinete em nota oficial.

      Na segunda-feira, a emissora CTV News informou que o Partido Liberal do Canadá, liderado por Carney, venceu as eleições ao conquistar cadeiras suficientes no parlamento para formar governo.

      Em seu discurso de vitória, Carney declarou que o Canadá está “superando o choque da traição americana”, e acrescentou que o país “nunca deve esquecer as lições”.

      Carney tornou-se primeiro-ministro do Canadá em 14 de março, após a renúncia de Justin Trudeau, e anunciou eleições parlamentares antecipadas uma semana depois. Seu principal adversário foi o Partido Conservador, liderado por Pierre Poilievre.

      A vitória de Carney surge após constantes ameaças de anexação do Canadá feitas por Trump. Além disso, a partir de março, o governo Trump implementou tarifas de 25% sobre produtos canadenses, incluindo aço e alumínio, automóveis e diversos outros itens não contemplados pelo Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA). Em retaliação, o Canadá impôs suas próprias tarifas de 25% sobre produtos fabricados nos Estados Unidos. (Com informações da Sputnik). 

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados