window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Luis Mauro Filho', 'page_url': '/mundo/alemanha-suspende-classificacao-da-afd-como-grupo-extremista-apos-contestacao-judicial' });
TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Alemanha suspende classificação da AfD como grupo extremista após contestação judicial

      Agência BfV recua de forma provisória após ação da extrema direita; governo Trump pressiona Berlim a tratar partido como oposição legítima

      Apoiadores do partido Alternativa para a Alemanha (AfD) agitam bandeiras enquanto participam de um comício de campanha da AfD em Hohenschoenhausen, Berlim, Alemanha, em 22 de fevereiro de 2025 (Foto: REUTERS/Christian Mang)
      Luis Mauro Filho avatar
      Conteúdo postado por:

      Reuters - A agência de espionagem interna da Alemanha, a BfV, suspendeu a classificação da Alternativa para a Alemanha (AfD) como uma organização extremista, no que a AfD chamou na quinta-feira (8) de uma vitória parcial em sua contestação à decisão.

      A agência não se referiria publicamente à AfD como um "movimento extremista de direita confirmado" até que um tribunal istrativo na cidade de Colônia, no oeste do país, tenha decidido sobre um pedido de liminar da AfD, segundo um comunicado do tribunal.

      A decisão da BfV na semana ada de classificar o partido de extrema direita AfD como extremista produziu reações contundentes nas linhas de fratura da política alemã, com alguns legisladores pedindo a proibição do AfD e o próprio AfD classificando isso como um ataque à democracia.

      Também gerou fortes críticas do governo do presidente dos EUA, Donald Trump, com o secretário de Estado Marco Rubio pedindo às autoridades alemãs que revertessem sua decisão.

      A classificação extremista permite que a agência de espionagem sediada em Colônia intensifique o monitoramento da AfD, por exemplo, recrutando informantes e interceptando comunicações do partido.

      "As medidas associadas à classificação também serão suspensas", disse um porta-voz do tribunal, sem dar mais detalhes.

      O relatório de 1.100 páginas dos especialistas da agência, que não será divulgado ao público, concluiu que a AfD é uma organização racista e antimuçulmana.

      Fundado em 2013, a AfD cresceu e se tornou o segundo maior partido da Alemanha, mas outros partidos o rejeitaram por considerá-lo tóxico.

      A AfD diz que sua designação é uma tentativa politicamente motivada de desacreditá-la e criminalizá-la.

      A liderança recebeu com satisfação a decisão da BfV, que, segundo o tribunal, não reconhecia nenhuma obrigação legal.

      "Este é um primeiro o importante em direção à nossa real exoneração e, assim, combater a acusação de extremismo de direita", disseram os líderes do partido Tino Chrupalla e Alice Weidel em uma declaração conjunta.

      A BfV não comentou imediatamente.

      A decisão da agência de suspender a classificação da AfD não significa que a BfV revisou sua avaliação do partido.

      A AfD já perdeu uma ação judicial quando sua extinta organização juvenil foi classificada como extremista de direita.

      Na quarta-feira, o presidente republicano do comitê de inteligência do Senado dos EUA pediu que as agências de espionagem americanas "pausassem" o compartilhamento de inteligência com a BfV, cuja missão inclui o combate ao terrorismo.

      O senador Tom Cotton pediu uma pausa até que o governo alemão "trate a AfD como um partido de oposição legítimo", de acordo com uma carta enviada a Tulsi Gabbard, diretora de Inteligência Nacional de Trump.

      Reportagem de Matthias Inverardi em Duesseldorf e Andreas Rinke em Berlim, reportagem adicional de Ludwig Burger, texto de Thomas Seythal, edição de Matthias Williams

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados