window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Paulo Emilio', 'page_url': '/mundo/73-dos-norte-americanos-esperam-aumento-de-precos-sob-tarifas-de-trump-aponta-pesquisa' });
TV 247 logo
      HOME > Mundo

      73% dos norte-americanos esperam aumento de preços sob tarifas de Trump, aponta pesquisa

      Pesquisa Reuters/Ipsos aponta que a maioria dos entrevistados acredita que os preços dos itens que compram diariamente subirão nos próximos seis meses

      Consumidores fazem compras em loja do Walmart em Secaucus, no Estado norte-americano de Nova Jersey 03/04/2025 REUTERS/Siddharth Cavale (Foto: REUTERS/Siddharth Cavale)
      Paulo Emilio avatar
      Conteúdo postado por:

      Reuters - A maioria dos americanos está se preparando para preços mais altos em uma ampla gama de bens de consumo após a decisão do presidente Donald Trump de impor novas tarifas abrangentes sobre importações da maior parte do mundo, revelou uma nova pesquisa Reuters/Ipsos.

      A pesquisa de três dias, concluída no domingo, descobriu que 73% dos entrevistados disseram acreditar que os preços dos itens que compram todos os dias aumentarão nos próximos seis meses após a entrada em vigor dos novos impostos sobre quase todas as importações.

      Apenas 4% dos entrevistados achavam que os preços irão cair e o restante não esperava nenhuma mudança ou não respondeu à pergunta.

      O anúncio de Trump na semana ada sobre os maiores aumentos de tarifas dos EUA em décadas abalou Wall Street, já que muitos economistas previram que eles aumentariam os preços e poderiam desencadear uma recessão nos EUA e no resto do mundo.

      Cerca de 57% dos entrevistados — incluindo um quarto dos entrevistados do Partido Republicano de Trump — disseram que se opunham às novas tarifas, que incluem taxas de pelo menos 10% sobre importações de quase todos os países.

      Cerca de 39% dos entrevistados apoiaram as novas tarifas, e 52% disseram concordar com o argumento do governo Trump de que outros países estão tirando vantagem dos EUA no que diz respeito ao comércio internacional.

      Trump frequentemente cita essa visão como uma razão para promulgar novas barreiras comerciais, dizendo que elas levarão a um boom na manufatura dos EUA. Quarenta e quatro por cento dos entrevistados disseram que discordavam dessa visão.

      Os americanos se dividiram principalmente em linhas partidárias sobre se tarifas mais altas são uma boa ideia. Metade dos entrevistados — incluindo quase todos os republicanos — disse que concordava com uma declaração de que "qualquer dor econômica de curto prazo vale a pena para tornar os EUA mais fortes no longo prazo". A outra metade — incluindo quase todos os democratas — discordou.

      A pesquisa Reuters/Ipsos, realizada on-line e em todo o país, entrevistou 1.027 adultos dos EUA e teve uma margem de erro de cerca de 3 pontos percentuais.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados