window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Redação Brasil 247', 'page_url': '/midia/inteligencia-artificial-criada-por-elon-musk-diz-que-o-bilionario-e-o-principal-disseminador-de-fake-news-no-x' });
TV 247 logo
      HOME > Mídia

      Inteligência artificial criada por Elon Musk diz que o bilionário é o principal disseminador de fake news no X

      Grok, a inteligência artificial desenvolvida por Musk, apontou seu criador como um dos principais disseminadores de informações falsas no antigo Twitter

      Bilionário proprietário do X Elon Musk durante comício de Donald Trump, em Nova York, EUA, 27/10/2024 (Foto: REUTERS/Carlos Barria)

      247 - Elon Musk, magnata da tecnologia e proprietário da plataforma X, enfrentou um momento inusitado e constrangedor com sua própria criação, a inteligência artificial chamada Grok. Em resposta a um usuário que perguntou quem seria o maior disseminador de desinformação na rede social, o sistema não hesitou em apontar para Musk, o homem por trás da aquisição e transformação da antiga rede social Twitter, relata a Fortune.  

      O sistema Grok respondeu: "com base em diversas análises, sentimentos nas redes sociais e relatórios, Elon Musk foi identificado como um dos mais significativos propagadores de desinformação no X desde que adquiriu a plataforma".

      A resposta seguiu detalhando as razões: “Musk fez diversas postagens que foram criticadas por promover ou endossar desinformação, especialmente em relação a eventos políticos, eleições, questões de saúde como a Covid-19 e teorias da conspiração. Seus endossos ou interações com conteúdo de figuras controversas ou contas com histórico de disseminação de desinformação também contribuíram para essa percepção".

      O impacto da influência de Musk - O Grok destacou ainda o poder amplificador da audiência de Musk. Como uma das figuras mais seguidas no X, qualquer desinformação compartilhada por ele é imediatamente amplificada, alcançando milhões de usuários e ganhando aparente legitimidade. “Isso pode ter consequências no mundo real, especialmente durante eventos significativos como eleições”, alertou a IA.  

      Entretanto, Grok fez uma ressalva sobre a subjetividade do conceito de desinformação, que muitas vezes depende da perspectiva ideológica de quem consome o conteúdo. Além disso, reconheceu que outros atores, como bots e usuários com intenções maliciosas, também contribuem para o problema.  

      A ironia do momento - A situação ocorre pouco tempo após Musk promover Grok como um sistema confiável para fornecer informações atualizadas, em um tweet afirmando: “use Grok para respostas baseadas em informações atualizadas!”. O episódio também trouxe à tona críticas anteriores ao próprio Grok, acusado em agosto de espalhar desinformação sobre cédulas eleitorais estaduais. Na época, a empresa precisou ajustar os algoritmos da IA para reduzir esses incidentes.  

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados