'Gênios da mediocridade': Nassif critica imprensa por transformar 'irrelevante episódio Janja-TikTok' em escândalo
Jornalista aponta sensacionalismo no "furo" do suposto "incômodo" de Xi Jinping com Janja e diz que imprensa brasileira prioriza análises de botequim
247 - O jornalista Luis Nassif, em texto publicado no GGN nesta quarta-feira (14), fez uma dura crítica ao que chamou de “jornalismo de irrelevâncias”, ao comentar o episódio noticiado pela GloboNews, em que a primeira-dama Janja Lula da Silva teria causado “incômodo” ao presidente da China, Xi Jinping, durante um jantar oficial. Segundo reportagem assinada pelos jornalistas Andréia Sadi e Valdo Cruz, a postura de Janja, de questionar as políticas da rede social chinesa TikTok, foi vista como “desrespeitosa” também pela primeira-dama chinesa, Peng Liyuan.
Para Nassif, trata-se de um caso clássico de “furo” sem fundamento, sustentado por fontes duvidosas e sem o menor compromisso com o teste da verossimilhança. Ele ironiza a suposta fonte — um ministro do governo Lula — e aponta o absurdo da narrativa: “teria sido fácil aos dois repórteres, fossem um pouco mais atilados, submeter a informação a esse teste”.
O jornalista afirma que há apenas duas possibilidades para se saber de um suposto mal-estar diplomático: ou o presidente Xi manifestou seu desconforto durante o jantar — o que, segundo Nassif, “é evidentemente inverossímil” — ou teria confidenciado a ministros, que “não têm envergadura para conversas a sós com o mandatário chinês”.
Leia a íntegra no GGN.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: