Lula critica postura de Trump e alerta para impactos no combate às mudanças climáticas
Presidente afirma que comportamento do líder americano pode desestimular compromissos globais com a preservação ambiental
247- Em entrevista à Rádio Diário FM, de Macapá (AP), nesta quarta-feira (12), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou o comportamento do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e alertou que suas ações podem prejudicar os esforços globais no combate às mudanças climáticas. Lula destacou que as falas e decisões de Trump podem levar países ricos a abandonarem compromissos com a "salvação do planeta".
"Pelo comportamento do presidente americano, acho que vai ficar cada vez mais difícil os países ricos se comprometerem a ajudar a salvação do planeta", afirmou Lula. O presidente ressaltou que a retirada dos Estados Unidos do Acordo de Paris, tratado internacional que limita emissões de gases do efeito estufa, e a defesa de políticas como a perfuração de novos poços de petróleo e o uso de carros a combustão são medidas que vão na contramão das necessidades ambientais globais.
Lula também criticou a falta de rees financeiros prometidos por nações ricas para países que mantêm suas florestas preservadas. "Vão financiar ou não? Na COP de 2009, eu era presidente da República e lá os países ricos prometeram dar 100 bilhões de dólares para que os países com florestas em pé mantivessem as florestas. Não deram. Depois prometeram 300 bilhões (de dólares), não deram. Agora, a necessidade fez chegar a 1,3 trilhão (de dólares). Vai ficar cada vez mais difícil", declarou.
As declarações de Lula ocorrem em um momento de crescente preocupação com as mudanças climáticas e a necessidade de ações concretas para frear o aquecimento global. O ex-presidente reforçou a importância de os países ricos assumirem sua responsabilidade histórica nas emissões de carbono e cumprirem os acordos financeiros para apoiar nações em desenvolvimento na preservação de seus ecossistemas.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: