Como fica o tempo no feriadão de Páscoa e Tiradentes?
Quem planejava aproveitar o feriado prolongado de Tiradentes para viajar ou curtir dias ao ar livre vai precisar rever os planos
247 - Quem planejava aproveitar o feriado prolongado de Tiradentes para viajar ou curtir dias ao ar livre vai precisar rever os planos. A previsão do tempo não promete ajudar, especialmente para quem estiver nas regiões Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste. De acordo com a Climatempo, uma frente fria começa a avançar pelo país a partir desta sexta-feira (18), provocando instabilidade e queda de temperatura em diversos estados.
“As condições para chuva no Brasil ainda estão altas porque ainda tem muita umidade disponível e a atmosfera está quente para os padrões desta época”, explica Josélia Pegorim, meteorologista da Climatempo. O sistema climático, além de provocar chuvas em grande parte do país, também deve trazer um ar frio de origem polar, com possibilidade de geada no Sul.
Previsão por região:
Sul
A região deve sentir com mais intensidade os efeitos da frente fria. A sexta-feira (18) começa com pancadas de chuva nos três estados. No sábado (19), o sistema avança com força sobre Santa Catarina e Paraná, enquanto o Rio Grande do Sul pode ter sol em parte do território, exceto na serra e no noroeste, onde o céu permanece nublado.
Com a chegada do ar polar, as temperaturas despencam. O domingo (20) promete amanhecer gelado, com mínimas abaixo dos 10°C em boa parte da região e possibilidade de geada na serra gaúcha. A segunda-feira (21) deve ser típica de outono: frio ao amanhecer, sol e temperatura amena à tarde.
Sudeste
O feriado começa com instabilidade. Na sexta-feira, áreas de chuva avançam pelo interior de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. No sábado, com a chegada da frente fria, há risco de chuva forte em todos os quatro estados da região.
No domingo, o tempo começa a melhorar no interior paulista, no sul e Triângulo Mineiro. Já o litoral de São Paulo e o Rio de Janeiro devem enfrentar tempo chuvoso, mesmo sem previsão de tempestades. Na segunda-feira (21), a precipitação se concentra no litoral e áreas próximas à divisa de Minas Gerais com a Bahia.
Centro-Oeste
A região deve intercalar períodos de sol com pancadas de chuva, especialmente à tarde e à noite. Em Mato Grosso do Sul, a sexta e o sábado serão de chuva forte e temperaturas mais amenas. Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal também terão instabilidade nos primeiros dias do feriado.
Com a chegada do ar frio, o domingo será mais fresco, principalmente no sul de Mato Grosso e Goiás. Na segunda-feira, o sol predomina em Mato Grosso do Sul, enquanto nas demais áreas o tempo ainda deve ser instável.
Norte
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) segue ativa, mantendo o tempo chuvoso em toda a região. Sexta e sábado terão mais períodos de sol no Acre, no sul e leste do Amazonas, no centro-sul do Pará e no Tocantins, mas a chuva volta a ganhar força no domingo e na segunda.
Nordeste
A expectativa é de chuvas volumosas no litoral da Bahia durante o feriado. No sábado, as pancadas se espalham para o centro-norte do Maranhão e do Piauí, além do Ceará, Rio Grande do Norte, leste da Paraíba e Pernambuco. O tempo firme deve predominar em Sergipe, Alagoas, no sertão de Pernambuco, sul do Piauí e norte da Bahia.
Na segunda-feira, o avanço da frente fria pelo litoral baiano aumenta o risco de chuva moderada a forte, especialmente nas áreas próximas à divisa com Minas Gerais.
Com a chegada da frente fria e a persistência da umidade, o Brasil terá um feriado de Tiradentes marcado por tempo instável e temperaturas mais baixas, especialmente no Sul e parte do Sudeste. A recomendação é acompanhar as atualizações da previsão e se preparar para dias chuvosos em boa parte do território nacional.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: