Brasil enfrenta chuvas intensas e tempestades nesta quarta-feira
Em face desse cenário, o Inmet orienta a população a tomar precauções
247 - Nesta quarta-feira, (14), o Brasil se prepara para enfrentar chuvas intensas e tempestades, com destaque para as regiões Norte e Nordeste, que estarão sob risco de fortes precipitações. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), conforme divulgado pela Agência Brasil.
De acordo com o Inmet, as áreas mais afetadas estarão localizadas no Norte do País, especialmente no Baixo Amazonas, Norte de Roraima, Norte do Amapá, Norte Amazonense, Sul de Roraima e Sul do Amapá. Nessas regiões, as chuvas podem atingir entre 30 e 60 milímetros por hora, com acumulados de até 100 milímetros ao longo do dia. Além disso, os ventos serão bastante fortes, com rajadas entre 60 e 100 km/h, o que aumenta o risco de quedas de galhos, alagamentos e descargas elétricas.
Em face desse cenário, o Inmet orienta a população a tomar precauções: "Em caso de rajadas de vento, as pessoas não devem se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas"; "Além disso, é importante que a população não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, também é recomendável que aparelhos elétricos e quadro geral de energia sejam desligados durante as tempestades".
A região Nordeste também está em alerta, com o sul da Bahia e a região metropolitana de Salvador sendo as mais afetadas. Nessas áreas, as chuvas variam entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 milímetros ao longo do dia. Os ventos na região devem ser mais moderados, com intensidades de 40 a 60 km/h, e os riscos de transtornos são menores em comparação ao Norte, mas ainda incluem alagamentos e quedas de árvores.
Nas demais regiões do País, o tempo será mais ameno. No Sudeste, Sul e Centro-Oeste, as condições serão de clima frio e nublado, sem riscos significativos de precipitações intensas ou fenômenos climáticos perigosos. Nessas áreas, o dia deve seguir com temperaturas mais baixas, mas sem alertas emitidos pelo Inmet.
Diante dessas previsões, o Inmet recomenda que as pessoas se mantenham informadas sobre as atualizações em tempo real e sigam as orientações das autoridades locais para garantir a segurança durante as tempestades.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: