window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Laís Gouveia', 'page_url': '/geral/medico-exige-devolucao-de-rim-doado-a-ex-esposa-apos-divorcio-nos-eua' });
TV 247 logo
      HOME > Geral

      Médico exige devolução de rim doado à ex-esposa após divórcio nos EUA

      Caso levanta questões éticas e legais sobre doações de órgãos em contextos matrimoniais

      (Foto: Divulgação)
      Laís Gouveia avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Em um caso inusitado nos Estados Unidos, o cirurgião Richard Batista, de Long Island, Nova York, solicitou judicialmente a devolução do rim que doou à sua então esposa, Dawnell Batista, ou uma compensação financeira de US$ 1,5 milhão, após o divórcio do casal. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo.

      Richard e Dawnell se casaram em 1990 e têm três filhos. Em 2001, diante da necessidade urgente de um transplante renal para salvar a vida de Dawnell, Richard não hesitou em doar um de seus rins. No entanto, o relacionamento começou a deteriorar-se alguns anos após a cirurgia, culminando no pedido de divórcio por parte de Dawnell em 2005.

      Sentindo-se traído e alegando que a ex-esposa o impedia de ver os filhos, Richard decidiu entrar com uma ação judicial incomum, exigindo a restituição do órgão doado ou uma indenização financeira. Em entrevista coletiva, ele expressou sua frustração: "Este é meu último recurso. Não queria fazê-lo de maneira pública".

      O advogado de Richard, Dominick Barbara, afirmou que Dawnell teria iniciado um relacionamento extraconjugal entre 18 meses e dois anos após o transplante, o que contribuiu para o colapso do casamento. Por outro lado, o advogado de Dawnell, Douglas Rothkopf, preferiu não comentar as alegações.

      Especialistas jurídicos consideram improvável que a reivindicação de Richard seja bem-sucedida, uma vez que, legalmente, a doação de um órgão é considerada um presente irrevogável. Além disso, questões éticas complexas envolvem a tentativa de reaver um órgão vital após sua doação.

       

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247