CUT alerta para violência em assentamento após ataque de grupo encapuzado com incêndios criminosos
Entre as vítimas estavam crianças e uma mulher grávida
247 - Homens encapuzados incendiaram casas de três famílias nesta quinta-feira (17) na Fazenda Campo do Boi, em Ipixuna do Pará, a 260 quilômetros (km) de Belém (PA). Entre as vítimas estavam crianças e uma mulher grávida. Cerca de 800 famílias vivem no local atacado. Os relatos foram publicados na coluna de Mônica Bergamo.
Os agressores amarraram os moradores e fizeram ameaças. Em seguida, retiraram as famílias das residências e atearam fogo às estruturas, conforme denúncia da Contraf Brasil/CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil) e da Fetraf-PA (Federação Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Pará).
“Disseram para a gente sair da terra e não voltar nunca mais”, relatou uma das vítimas, que preferiu não se identificar. A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar o caso.
O Ministério do Desenvolvimento Agrário informou ter enviado representantes ao local do conflito. Segundo a pasta, a área em disputa é parcialmente privada e parcialmente pública estadual. Há negociações em andamento para transferir os imóveis à União Federal, com o objetivo de criar assentamentos formais.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: